Esportes Titulo Stock Car
Experiência e velocidade nas pistas no embalo de campeões

Átila Abreu busca lugar ao sol na Stock Car após medir forças com Vettel e Hamilton

Angelo Verotti
do Diário do Grande ABC
06/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza


Formar o grid ao lado de campeões mundiais do quilate de Sebastian Vettel e Lewis Hamilton foi privilégio para poucos brasileiros durante a carreira no automobilismo. E o sorocabano Átila Abreu tem muito o que comemorar. Aos 30 anos, já foi adversário e companheiro de equipe do alemão, tetracampeão mundial da Fórmula 1, além de ter enfrentado o britânico – tri na categoria . O namorado da apresentadora Renata Fan, da TV Bandeirantes, esteve em São Caetano na semana passada em evento da patrocinadora Pioneer. Deu autógrafos, tirou fotos com os fãs e fez barulho ao acelerar a máquina que comanda na Stock Car, na qual disputa a décima temporada.

Vice-campeão da principal categoria do automobilismo brasileiro em 2014, Átila destacou a oportunidade no início da carreira de competir com Vettel e Hamilton. “Dois excelentes pilotos. Entre os melhores que já existiram. E com características bem diferentes”, disse o paulista. “Vettel é mais completo. Trabalha melhor em equipe, sabe desenvolver muito bem o carro. Já Hamilton é muito rápido, agressivo, ousado. Com certeza deve quebrar o número de poles da Fórmula 1 em breve (o britânico soma 67 na carreira, uma a menos que o heptacampeão mundial Michael Schumacher).”

“São dois excelentes profissionais que eu tive o prazer de competir junto, disputar palmo a palmo, curva a curva, as corridas. E torço muito pelos dois”, ressaltou Átila Abreu, que enfrentou Vettel em 2003 e 2004, na Fórmula BMW, antes de dividirem os boxes pela equipe ASL Mücke Motorsport na Fórmula 3, em 2005. Foi nesta mesma temporada que os dois enfrentaram Hamilton, então na ASM.

Apesar de elogiar os dois primeiros colocados do Mundial de F-1 deste ano, Átila colocou outras feras do esporte no seu rol de ídolos. “Na Fórmula 1, com certeza foi o Schumacher. Por ser um piloto que construiu toda uma história dentro da Ferrari, uma equipe que já estava há bastante tempo sem ganhar títulos”, explicou o sorocabano.

“Como piloto, Nelson Piquet. Um cara que sempre buscou um lado alternativo. Sempre soube se virar muito bem. Além de muito talentoso nas pistas, sabia fazer a diferença fora delas. Um cara que temos que ter como referência. Tipo um professor Pardal”, completou ele.

Átila, porém, não esqueceu dos companheiros de Stock Car ao citar aqueles que lhe servem de espelho na carreira. Mesmo com a presença de Rubens Barrichello – recordista de Grande Prêmios na história da Fórmula 1, com 325 – na categoria brasileira, o piloto da Shell Racing revelou a admiração pelo pentacampeão da Stock e adversário de pista Cacá Bueno. “Acho que o jeito de pensar dele bate muito com o meu, apesar de sermos concorrentes. Muito bem sucedido, cinco títulos na Stock. Excelente profissional.”

Em quarto lugar na classificação, com 136 pontos, o paulista sonha com virada nas seis provas restantes na temporada – a começar pela de hoje, às 14h, em Mogi Guaçu, na qual será o pole position – para chegar ao inédito título. “O campeonato está muito equilibrado. Daniel Serra (líder, com 178, e Thiago Camilo, vice, 157) estão um pouco à frente em termos de performance e consistência. Mas acho que a gente vem bem. Tem história de pilotos que no meio do ano deram uma arrancada. Aconteceu isso quando perdi o título em 2014 para o Rubinho”, lembrou. “Se a gente conseguir nessa segunda metade da temporada fazer grande campeonato, chegaremos a Interlagos como grandes favoritos ao título”, completou ele, se referindo a última etapa do ano, em dezembro, na Capital.

Átila elencou os principais adversários na luta pelo título. “São o Daniel Serra e o Thiago Camilo, mas você não pode descartar os demais. Tem aí o (Felipe) Fraga (sexto, com 123 pontos) começando, com resultados muito bons, atual campeão. Max Wilson (terceiro, 147) sempre muito consistente, o carro dele está muito bem. Mas o Daniel Serra e o Thiago Camilo se mostram os mais fortes na briga pelo título”, disse. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;