Setecidades Titulo Falha
Após erro médico em filho, mãe processará Prefeitura
Daniel Tossato
do Diário OnLine
02/08/2017 | 15:48
Compartilhar notícia
Arquivo Pessoal


Com o filho em casa desde o dia 21 de junho, Maria Helena de Oliveira Campos se prepara, agora, para mais uma batalha. Após Gabriel ter sido vítima de um erro médico, o que lhe custou às pontas dos dedos da mão esquerda, a mãe está contando com a ajuda do advogado Ademar Gomes para tomar providências legais.

“Entramos com uma ação contra o Pronto Socorro Central de São Bernardo, a Prefeitura e os profissionais que fizeram parte deste erro médico”, revelou o defensor. Gomes também preparou uma ação no campo criminal envolvendo, apenas, os médicos e enfermeiros. “Os profissionais que participaram do procedimento que acarretou na perda das pontas dos dedos da criança irão responder por lesão corporal grave”.

Gomes disse também que a mãe, mesmo com a criança em casa e fora de perigo, ainda está abalada com o que ocorreu. Segundo o jurista, até o momento a Prefeitura de São Bernardo não entrou em contato com a família do pequeno Gabriel ou com o advogado. “Isso é muito comum em se tratando de órgãos públicos. Eles se preocupam mais em transferir a responsabilidade.”

No dia 8 de maio, Maria Helena levou a criança ao Pronto Socorro Central de São Bernardo, para tratar do que aparentava ser uma gripe. Com o agravamento do quadro para uma pneumonia, os profissionais do posto decidiram fazer um acesso no braço da criança para ministrar alguns remédios, foi aí que o membro do bebê começou a apresentar problemas.

Quando pediu para ver o braço do filho, Maria Helena notou que as pontas dos dedos da mão esquerda da criança estavam roxas, o que indicava problema na circulação do braço. “Meu filho estava muito bem quando o entreguei. Eles me devolveram a criança com mais problemas do que quando chegou”, disse a mãe indignada.

Em nota, a Prefeitura de São Bernardo declarou que o bebê Gabriel Oliveira Campos até o momento não teve a perda de nenhuma parte do membro afetado, e que ele foi incluído no PID (Programa de Internação Domiciliar) da cidade. A administração também esclareceu que Gabriel é acompanhado por uma equipe multifuncional, composta por fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. Além de estar fazendo acompanhamento pediátrico nas redes de atenção básica e especializada do município. 

Sobre os funcionários, O Hospital Pronto Socorro Central abriu sindicância para apurar esclarecimentos dos fatos, na qual dois profissionais de enfermagem foram demitidos. Outros dez funcionários sofreram medidas administrativas e punitivas. 

A gestão afirmou que acompanhou todo o período de internação da criança no Hospital Estadual Mario Covas, prestando a assistência necessária para os familiares como transporte para todas as consultas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;