Setecidades Titulo São Bernardo
S.Bernardo dobrará número de alunos em tempo integral

Morando anunciou ontem a implantação do
programa Educar Mais em mais cinco instituições

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
02/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 A Prefeitura de São Bernardo dobrará neste mês a quantidade de alunos beneficiados pelo programa Educar Mais, que amplia a carga horária de aulas de cinco para nove horas diárias para crianças da creche até o 1º Ciclo do Ensino Fundamental – com idade até 10 anos. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Orlando Morando (PSDB) durante evento para apresentação da programação do aniversário da cidade, que celebra no dia 20 deste mês 464 anos (leia mais ao lado).

Lançado em janeiro pela atual administração, o programa que atualmente atende cinco instituições de ensino, totalizando 1.231 alunos beneficiados, passará a ter nas próximas semanas mais cinco novas escolas com o período estendido.

Segundo o Paço, serão contempladas pelo programa as Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) Marli Buissa Chiedde, no Jardim Nossa Sra. de Fátima; Professora Sandra Cruz Martins Freitas, no Demarchi; Viriato Correia, no Rudge Ramos; Carolina Maria de Jesus, no Parque São Bernardo; e Olegário José Godoy, na Vila São José. Com a medida, a administração ampliará para cerca de 2.400 o número de crianças atendidas pelo Educar Mais.

O projeto, tido dentro do poder público como o maior e mais ousado do governo na área de Educação, vai ao encontro da meta 6 do PNE (Plano Nacional da Educação), o qual prevê que pelo menos 50% das escolas públicas, sendo 25% dos alunos da Educação Básica, sejam atendidas em tempo integral pelas unidades de ensino até 2024.

“É uma proposta que pretendemos ampliar para tornar um grande programa de Educação de São Bernardo e o primeiro balanço já mostra que (o Educar Mais) é muito positivo”, ressalta Orlando Morando.

Além do aprendizado obrigatório previsto na Base Nacional Comum, como Português e Matemática, alunos das instituições em tempo integral têm na grade curricular disciplinas alternativas, como robótica, grupos de estudos e línguas estrangeiras.

Segundo a secretária de Educação do município, Suzana Dechechi, no momento, a Prefeitura finaliza processos administrativos para efetivar a contratação de 70 profissionais que irão atuar nas escolas inclusas no programa. “São professores de Educação Física, de Arte e (que lecionam) do 1º ao 5º ano (do Ensino Fundamental)”, destaca.

 

Mês de aniversário terá virada cultural

 

Em evento realizado ontem, a Prefeitura de São Bernardo anunciou longa programação de festa para comemorar o aniversário de 464 anos do município, celebrado no dia 20. Dentre os destaques está a realização de virada cultural já neste fim de semana. O evento, a ser realizado na Biblioteca Monteiro Lobato, das 16h de sábado até as 16h de domingo, terá dentre suas atrações a Banda Bad Luck Gramblers e apresentação do coral municipal.

No dia 19, a Prefeitura promoverá jantar de aniversário no Espaço Vera Cruz. Na ocasião, o chefe do Executivo Orlando Morando (PSDB) promete anunciar grande surpresa aos moradores.

Para quem gosta de esporte, a administração programou Caminhada Ecológica, no dia 13. Na mesma data, será lançado o projeto Rua de Lazer, na Avenida Juscelino Kubitschek.

Visando o mês de aniversário, o Paço programou para as próximas semanas a assinatura de ordens de serviços para execução de série de obras, dentre as quais, a formalização para início da revitalização da Praça Indu Rovai, no Rudge Ramos.

Já para quem aguardava a inauguração de espaços, a programação prevê a entrega da unidade do Atende Bem, também no Rudge Ramos, no dia 31. Em 3 de setembro será a vez da entrega da iluminação da Praça Trabalhador Armando Ruivo, no Jardim Silvina.

A programação completa pode ser acessada pelo site da Prefeitura: www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/programacao1




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;