Automóveis Titulo Não é substituição!
Carteira de habilitação digital é aprovada pelo Contran
Por Do Diário do Grande ABC
28/07/2017 | 07:49
Compartilhar notícia


Agora até a carteira de habilitação poderá ser armazenada no celular. Sim! O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) aprovou o formato eletrônico do documento na terça-feira. Disponível em fevereiro.

A CNH eletrônica tem o mesmo valor jurídico da impressa, em razão da adequação à Medida Provisória nº 2200-2/2001, mas com vantagens adicionais, oferecendo aos cidadãos mais praticidade, por meio de aplicativo usado em smartphone.

A boa notícia é que, com a nova regra, quem tem por hábito esquecer o modelo físico (papel) em casa, ficará livre de multas.

No mais, a originalidade poderá ser comprovada pela assinatura com certificado digital do emissor ou com a leitura do QRCode – dispositivo que permitirá aos agentes de trânsito consultar os dados dos documentos por meio de aplicativo. Ainda em fase de testes.

A CNH impressa continuará sendo emitida normalmente.

CADASTRO
Para entrar no mundo da tecnologia, o usuário realiza cadastro no portal de serviços do Denatran e requer o uso de certificado digital, para isso, o acesso deve ser efetuado por equipamento que permita uso desse certificado.

A partir daí, será enviado um link para o e-mail informado a fim de ativar o cadastro. Em seguida deverá realizar o login pelo aparelho que deseja ter sua CNH digital.

No primeiro acesso, será preciso criar um PIN para armazenar seus documentos com segurança. Deve-se inseri-lo para poder visualizar seus documentos. Para exportar a CNH eletrônica, é conferida a autenticidade dos dados do documento por meio da assinatura digital do Denatran.

Por fim, caso o aparelho seja roubado ou furtado, por exemplo, e seja necessário bloqueá-lo, impeça o uso de sua conta acessando o portal de serviços do Denatran com o certificado digital e solicitando o bloqueio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;