Questão de Emprego Titulo Carreira
Importância do idioma
Isis Borge
Gerente da Robert Half
25/07/2017 | 07:08
Compartilhar notícia


1) Quais idiomas são mais importantes para a carreira profissional?

Por ser um idioma universal, o inglês acaba sendo mandatório para quem busca uma boa oportunidade. Mas, caso almeje trabalhar em uma multinacional, a orientação é buscar aprender o idioma utilizado no país-sede da companhia e, se possível, nos das demais unidades de negócio.

2) O candidato que possui fluência em um segundo idioma tem vantagem em relação aos demais?

Depende muito dos requisitos da vaga, mas, de maneira geral, o profissional com fluência em outros idiomas acaba levando vantagem, independentemente do segmento ou nível hierárquico do cargo. O Brasil está cada vez mais inserido no contexto internacional, com muitas empresas brasileiras atuando no mercado estrangeiro.

3) Quando devo começar a me preocupar em estudar inglês?

Eu diria que hoje, principalmente em um cenário tão competitivo. A exigência do idioma não está restrita a cargos com alto nível hierárquico ou ao porte da empresa. Analistas júnior, estagiários e até recepcionistas podem precisar ter o conhecimento do inglês em suas tarefas diárias.

4) Para algumas vagas, a exigência chega a ser mandatória. Preciso fazer um intercâmbio para ter fluência?

Com certeza treinar o inglês fora do Brasil acelera o aprendizado, mas não é o único caminho. Conheço pessoas que se tornaram fluentes sem sair do País, estudando em escolas, com professores particulares ou por conta própria, com a atenção de nunca perder oportunidades de contato com o idioma.

5) De que maneira os recrutadores testam a fluência do candidato em outro idioma?

Em geral, os testes são feitos por meio de redações, interpretações de texto e bate-papos. A questão é que, de uma forma ou de outra, é muito provável que seu nível de fluência seja testado. Por isso, o recomendado é que o profissional seja sincero e transparente quanto próprio conhecimento de idiomas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;