Setecidades Titulo Solidariedade
Diadema realiza amanhã corrida em prol da vida de garoto com lesão cerebral

Matheus precisa de cirurgia nos Estados Unidos; ele nasceu prematuramente, após complicações

Bia Moço
Especial para o Diário
22/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Com sorriso no rosto tudo se torna mais fácil. Essa é a frase que motiva os pais do pequeno Matheus dos Santos, a quem chamam de guerreirinho. O menino, de apenas 2 anos, precisa fazer cirurgia para começar a andar. Ele nasceu prematuro e, devido a complicações respiratórias no pós-parto, sofreu lesões no cérebro, ocasionando a paralisia. Mesmo diante das dificuldades, enfrenta a luta sempre com o sorriso estampado no rosto.

Diadema abraçou a causa e decidiu apoiar a família, que mora no Litoral, com a Corrida do Guerreirinho, que será amanhã, às 8h, e tem por objetivo arrecadar dinheiro para ajudar na realização do procedimento.

O percurso começa em frente à Secretaria de Serviços e Obras, na Avenida Doutor Ulysses Guimarães, altura do número 3.269. Alguns trechos de ruas serão interditados das 5h às 12h (leia mais ao lado).

“Como reclamar da vida dessa forma? Ele está sempre sorrindo. Diagnóstico não é destino. Quando soubemos, ficamos sem chão. Porém, tínhamos duas escolhas: simplesmente aceitar ou lutar por uma qualidade de vida para nosso filho”, conta a mãe de Matheus, a advogada Sandra Neves Lima dos Santos, 36, que vê evolução no filho a cada dia, mostrando que a família segue no caminho correto para que Matheus tenha uma vida melhor.

A cirurgia, que evita futuros problemas de saúde, tem de ser realizada nos Estados Unidos, ao custo de US$ 58 mil – sem incluir gastos adicionais com passagem, hotel e alimentação. A família terá de permanecer cerca de 35 dias no país, contando o período entre o pré e o pós-operatório. Os pais estimam gasto total em torno de R$ 250 mil. Após a cirurgia, o guerreirinho terá, em solo norte-americano mesmo, tratamento intensivo de fisioterapia.

“A vida está uma correria só. Temos de conciliar nossos trabalhos com a campanha, e ainda os tratamentos que o Matheus precisa fazer (fisioterapia, hidroginástica, fonoaudiologia, terapia ocupacional e equoterapia). Mas, graças a Deus, estamos recebendo muita ajuda de amigos, familiares e desconhecidos que se sensibilizaram e estão nos acompanhando nessa jornada”, conta a advogada.

A cirurgia está agendada para o dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil. Em clara referência à data, a família acredita ser sorte, pois será como uma vitória a “independência do Matheus”. Sendo assim, o prazo para pagamento da cirurgia é até 6 de setembro.

Se o menino não fizer o procedimento, a grande causa e principal vilã é a espasticidade, responsável por deixar todos os membros rígidos, impossibilitando movimentos, anulando musculatura e com o tempo, podendo trazer deformidades ósseas e problemas em tendões, assim como dores agudas.

Para o pai de Matheus, o supervisor técnico Anwerton Antonio dos Santos, 34, a corrida será uma grande festa. “Estamos na reta final da campanha. Conseguimos apoio e fizemos diversos eventos. Há alguns outros (eventos) para ocorrer, e vamos dispor do valor da cirurgia. Estamos muito felizes com isso”, comemora.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;