Cena Política Titulo
Distritão desmotiva nomes da região
Raphael Rocha
20/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A possibilidade de o Congresso Nacional aprovar o sistema distritão na eleição do ano que vem assombrou potenciais candidatos a deputado com base no Grande ABC. O distritão determina que os mais votados de cada Estado conquistem suas cadeiras na Câmara Federal ou Assembleia Legislativa, acabando com o quociente eleitoral e com os fenômenos Tiririca (quando há um puxador de votos que levam deputados menos votados aos Parlamentos). A análise é que o novo sistema impede o surgimento de novas lideranças. Na região, a maioria dos candidatos a deputado tentará pela primeira vez alçar voos maiores, uma vez que os figurões da Câmara ou Assembleia se tornaram prefeitos na eleição passada.

Fora da executiva
A direção estadual do PV decidiu fazer reformulação nos quadros internos e que vai impactar diretamente na secretária de Habitação de Diadema e ex-deputada estadual Regina Gonçalves. Atualmente a verde é secretária de finanças da legenda, mas não ficará mais em cargo de destaque na cúpula paulista. Ela será deslocada à função de integrante da executiva estadual.

Batalha segue
O Ministério Público estadual adiantou que deve recorrer da decisão da Justiça em encerrar processo movido pelo MP contestando 90% dos cargos comissionados da Câmara de São Bernardo. O próximo passo da PGJ (Procuradoria-Geral de Justiça) deve ser ingressar com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra a reforma administrativa aprovada pela Casa no início do ano.

Uniformes de Mauá<EM>
Após paralisações na licitação por determinação do TCE (Tribunal de Contas do Estado), a Prefeitura de Mauá conseguiu destravar a concorrência para compra de uniformes escolares. Dois lotes foram divulgados. A empresa Reverson Ferraz da Silva-ME vai receber R$ 8,34 milhões. Já a Indústria e Comércio Máxima Ltda ficará com R$ 2,2 milhões.

O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), se reuniu ontem com o senador José Serra (PSDB), no Grande ABC, para falar de política e principalmente sobre o trâmite dos recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para o município. Após passar pelo crivo da STN (Secretaria do Tesouro Nacional), a transferência do aporte internacional precisa ser aprovada pelo Senado.

Jornal do PT
Ainda repercute o jornal feito pelo diretório do PT de São Bernardo contra o governo de Orlando Morando (PSDB), principalmente a ausência de falas dos vereadores Tião Mateus e José Luís Ferrarezi. Interlocutores dos parlamentares dizem que eles não foram procurados. Líderes partidários afirmam que ambos não quiseram dar depoimentos na publicação.

Encontro
O prefeito de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB), se reuniu na terça-feira com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), discutindo parcerias para o município. Kiko tem recorrido a antigos aliados tucanos para buscar aporte para a cidade, principalmente para a área de turismo, uma vez que Ribeirão Pires corre risco de perder o título de estância turística pela falta de investimento nos últimos anos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;