Política Titulo Encontro regional
PRB projeta eleger quatro nomes para a Assembleia

Em S.Bernardo, presidente estadual da sigla fala em repetir quadro de 2014

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
20/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Em encontro entre lideranças do PRB do Grande ABC, realizado ontem à noite, na Câmara de São Bernardo, a sigla projetou eleger pelo menos quatro nomes para a Assembleia Legislativa no pleito do ano que vem.

Presidente do diretório paulista do partido, Sérgio Fontellas evitou citar nominalmente quais são as principais apostas da legenda na região. O republicano ponderou que a escolha por candidatos ainda depende do resultado da reforma eleitoral que se discute no Congresso Nacional, que debate a possibilidade de mudanças no sistema de eleições para o Legislativo.

Segundo o mandatário, se a chamado distritão for aprovado – no qual apenas os mais votados em cada Estado é eleito –, não será possível garantir vitória para candidatos “com menos de 100 mil votos”. “Do jeito que estamos, sem recursos e apenas contando com o fundo partidário, será muito difícil alcançar nosso objetivo”, disse, ao citar que a meta para a Câmara dos Deputados é de abocanhar de dez a 12 vagas. O atual sistema eleitoral (eleição proporcional) beneficia o PRB. O expoente da sigla em Brasília é o deputado federal Celso Russomanno, que foi campeão de votos em 2014 – obteve 1,5 milhão – e é o principal puxador de votos da legenda.

Na região, pelo menos três nomes da sigla projetam candidaturas a deputado: os vereadores Roberto Rautenberg (Santo André) e Rafael Demarchi (São Bernardo). Além do ex-parlamentar e ex-prefeiturável de Diadema Wagner Feitoza, o Vaguinho do Conselho. No pleito de três anos atrás, Demarchi saiu a federal pelo PSD e obteve 31.583 votos. Então pelo PTB, Rautenberg foi apoiado por 42.017 eleitores na disputa por cadeira em Brasília.

Sobre as disputas ao Palácio dos Bandeirantes e à Presidência no ano que vem, Fontellas desconversou, mas antecipou que o partido “não cogitou até o momento lançar candidatos próprios”. A sigla integra a base de apoio do governo Geraldo Alckmin (PSDB) e tem o comando da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;