Setecidades Titulo São Bernardo
Cortes de árvores geram revolta no Nova Petrópolis

Moradores e comerciantes reclamam de medida que desmatou área em avenida

Matheus Angioleto
Especial para o Diário
19/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 A retirada de árvores da Avenida Pery Ronchetti, no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo, causa descontentamento da população. A ação assustou quem circula pelo local diariamente. Desde a altura do número 909 da avenida até a esquina com a Rua Princesa Francisca Carolina, as árvores foram removidas, mas alguns troncos ainda estão no local.

Segundo moradores e comerciantes, os trabalhos começaram entre o fim de semana e a segunda-feira da semana passada, e foram motivados pelas obras de canalização do Córrego Saracantã.

O funcionário de empresa de funilaria Wellington Ricardo, 36 anos, contou que algumas das árvores continham pragas, mas outras estavam saudáveis. Ele afirma ter ouvido que parede de contenção seria feita, além de pista de ciclismo e caminhada. “Tinha de plantar o dobro em mudas em outro lugar, mas duas mudas não equivalem a uma árvore grande”, considera.

“Não achei legal, a gente precisa das árvores. Infelizmente, a gente tem de passar por isso. Foi muito rápido, em três dias derrubaram tudo”, afirma o frentista Diego Fernandes da Silva, 28.

Para o serralheiro Freddy Lucas, 67, que há dois anos mantém oficina na avenida, a alternativa é replantar em outro lugar assim que possível. “Não sei o que vão fazer aqui, mas o que tirar tem de ser duplicado em outro lugar”, avalia.

Para Juliene Canever, 33, proprietária de comércio de alimentos naturais no endereço desde janeiro, a retirada é uma “judiação”. “Está muito triste agora. No dia em que começaram fiquei assutada, até porque não sei o que vão fazer”, relata.

Em nota, a Prefeitura afirma que as árvores foram retiradas para “projeto de ampliação do leito do córrego e de construção de pista de caminhada, e que termo de compensação ambiental já foi assinado, com previsão de replantio de cerca de 1.500 novas mudas na cidade”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;