Memória Titulo Desenvolvimento
Com o Paço, a extensão do Centro de Santo André
Ademir Medici
14/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 O Centro Cívico de Santo André é, oficialmente, patrimônio histórico municipal e do Estado de São Paulo.

A Praça Quarto Centenário, em Santo André, ganhou os atuais equipamentos – Paço, edifício da Câmara, Teatro Municipal, edifício da Educação e Cultura e edifício do Fórum – entre os anos 60 e 70 do século passado. Uma história cinquentenária. Formava-se o Centro Cívico Andreense.

O Paço Municipal começou a ser construído em 1966, dentro do complexo cívico assinado por Rino Levi, com paisagismo de Burle Marx. O Fórum veio depois. Não faz parte do projeto original. Foi projetado por um andreense, Jorge Bomfim.

Em 1972, completando a alteração da paisagem urbana de Santo André, aceleravam-se as obras da Perimetral, hoje batizada de Avenida Perimetral Jornalista Edson Danilo Dotto, homenagem ao fundador do Diário.

Santo André ganhava um novo cartão postal, fotografado por muitos, profissionais e amadores. As três imagens de hoje nos chegaram recentemente. Em preto-e-branco, duas descobertas da professora Cecília Camargo, de Mauá; a imagem colorida, assinada por Cláudia Dalla Verde, integra o blog da sua xará Maria Claudia Ferreira. Confiram no Facebook “Santo André ontem e hoje”.

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 14 de julho de 1987 – ano 30, edição nº 6493

MANCHETE – Para empresários, crise política ameaça economia.

Taxistas e deficientes estão isentos da cobrança de IPI para os carros.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO – Haras São Bernardo, em Santo André, tem processo de estudo de tombamento pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado).

SAÚDE – Hospital São Caetano cria unidade de terapia intensiva para tratamento de queimados.

PRIMEIRA DIVISÃO – Domingo, no Bruno Daniel: Santo André 2, Mogi Mirim 1.

 

Em 14 de julho de...

1917 – Em nota de primeira página, jornais de São Paulo se propõem a mediar uma negociação para acabar com a greve geral.

Afirma a nota que os jornais estão impressionados com o estado de agitação da Capital e pelas dolorosas ocorrências dos últimos dias.

Generaliza-se a greve, com distúrbios, assaltos, duas mortes e diversos feridos.

Ao mesmo tempo, toma posse o Congresso Legislativo do Estado de São Paulo.

De Santo André, um trem especial conduz a São Paulo 180 homens do Tiro de Guerra nº 34, além de corpos de saúde e ciclistas, bandas de música, tambores e cornetas.

A delegação participa dos festejos cívicos e presta continência ao presidente do Estado, Altino Arantes, e aos novos congressistas. No retorno, os soldados ganham sanduíches, pão e café.

1952 – Fundada, em São Bernardo, a Sociedade Cultural e Recreativa Alameda Glória, com sede na Vila Duzzi e uma galeria de troféus que a coloca como a grande campeã do folclore do Grande ABC.

 

Hoje

Dia Mundial do Hospital

Dia do Propagandista

 

Santos do Dia

Camilo de Lellis (+ Roma, 1614). Patrono dos enfermos

e hospitais, juntamente com o português São João de Deus. Padroeiro do Bairro Camilópolis, em Santo André.

Francisco Solano

 

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Campinas. O município celebra sua fundação rememorando a primeira missa celebrada no povoado denominado Nossa Senhora da Conceição das Campinas do Mato Grosso. Era 14 de julho de 1774 e a celebração foi presidida pelo frei Antônio de Pádua. Elevado a freguesia, Campinas emancipa-se de Jundiaí em 1797, com o nome de Vila de São Carlos.

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 14 de julho:

Em Pernambuco, Araçoiaba

Em Minas Gerais, Bocaiúva e Canápolis

No Pará, Itupiranga

No Rio Grande do Sul, Júlio de Castilhos

Em Alagoas, Passo de Camaragibe

No Paraná, Rio Azul e Teixeira Soares

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;