Setecidades Titulo Saúde
São Caetano também abre vacinação contra a gripe para todos os municípes

Cidade atingiu meta e doses remanescentes poderão ser recebidas por qualquer pessoa

Por Vanessa de Oliveira
do Diário do Grande ABC
11/07/2017 | 22:22
Compartilhar notícia


São Caetano, assim como Mauá, abriu a vacinação contra a gripe para toda a população da cidade, “até durarem os estoques”, segundo a Prefeitura. O número de doses disponíveis não foi informado. A administração informou que o município superou a meta de 90% de imunização dos grupos prioritários – 92,15% do público-alvo foi vacinado.

Em Mauá, o movimento nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) tem sido tranquilo. Na segunda-feira, primeiro dia em que a vacina foi liberada aos munícipes, 654 pessoas buscaram o serviço.

O engenheiro eletricista José Nivaldo de Souza Santos, 46 anos, soube da abertura da vacinação para o público em geral por meio de aviso da Prefeitura nas redes sociais. Ontem, ele e o filho Kauê, 9, foram à UBS da Vila Magini para receber a dose. “Já tínhamos vindo três vezes, mas o posto não liberava para quem não era do grupo de risco.”

Segundo a responsável pelo setor de vacinação da unidade, Luciana Aparecida Camargo, moradores de outras cidades que não liberaram a vacina para todas as pessoas, têm procurado o município e recebido a imunização. Mauá tinha expectativa de vacinar 100 mil moradores, mas, durante a campanha, encerrada na sexta-feira, atingiu 91 mil e ficou com estoque de 15 mil doses remanescentes.

As demais cidades da região mantêm a vacinação para os grupos prioritários. Santo André não atingiu a meta de 90% de imunização, sendo as gestantes as que menos aderiram (55,57%). A cobertura geral ficou em 80,58%.

Em São Bernardo, 87,37% da população prioritária foi vacinada, mas somente os idosos superaram o esperado – vacinaram 79.525, ante o previsto de 78.881.

Diadema também ultrapassou a meta apenas com o público da terceira idade (103,41%). As grávidas foram as que menos procuraram (61,24%). A cidade possui três mil doses disponíveis e continuará a imunizar o grupo prioritário.

Em Ribeirão Pires, somente as puérperas (pós-parto) registraram maior adesão (106,36%); e as gestantes, a menor (54,23%). Rio Grande da Serra não retornou as informações.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;