Política Titulo Área complexa
Presidente da FUABC deixará cargo indicado de adjunta de Saúde

Com deslocamento para entidade regional, Pasta em Sto.André não possui número dois

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
29/06/2017 | 07:23
Compartilhar notícia


A presidente da FUABC (Fundação do ABC), Maria Bernadette Vianna, será desligada do cargo comissionado de secretária adjunta de Saúde de Santo André. Por conta do deslocamento da funcionária indicada pelo prefeito Paulo Serra (PSDB) – de acordo com rodízio preestabelecido pelas prefeituras mantenedoras – ao comando da entidade regional, a Pasta, gerida pela médica Ana Paula Peña Dias, está sem número dois desde o começo de fevereiro, quando a colega assumiu a função no órgão. A cúpula do governo busca evitar essa situação por tratar-se de área tão complexa.

A gestão tucana confirmou a alteração, que deve ser oficializada em julho. Não há decisão do Paço, no entanto, sobre qual posto Maria Bernadette ocupará a partir da efetivação desta mudança. Isso porque o cargo na chefia da Fundação não gera remuneração. Como adjunta, o salário era de R$ 8.112. Segundo a administração municipal, ela permanece na entidade. “Foi feita uma revisão (no setor) e Maria Bernadette ficará focada na presidência da FUABC”, sustentou o governo, por nota. Ela tende a preencher função de assessoria técnica na Pasta – ela é cirurgiã coloproctologista.

A Prefeitura ponderou que “um substituto está sendo definido e será nomeado nos próximos dias”. Conforme relatos de bastidores, o Paço mira quadro técnico ligado à iniciativa privada. Informações apontam que o médico Ricardo Macarini é o nome mais cotado para exercer o cargo de número dois na secretaria. Ele estaria atuando hoje no setor empresarial, mas também tem experiências profissionais na rede pública, com passagens por Diadema e São Bernardo. Assim como Bernadette, Macarini, ex-assistente de coordenação da emergência pediátrica do Pronto-Socorro Central de São Bernardo, seria da confiança da titular da Pasta.

Diante da atual conjuntura, sem adjunto na área, Ana Paula fica responsável por todas as ações de decisão na cidade, condição considerada inviável, tendo em vista o tamanho do município. Ao justificar a medida, a administração tucana alegou que a secretaria “é uma das principais e mais desafiadoras do governo, o que exige dedicação integral aos projetos que estão em andamento”. “Entre eles, o Saúde Fila Zero, que tem conseguido reduzir a fila para exames e consultas no município e também o processo de regularização de entrega de medicamentos, que estavam em falta na rede no início do ano e estão voltando a ser distribuídos”, pontuou o Paço, em referência ao desabastecimento que se arrastava em Santo André.

Além de investir em programa local de distribuição de remédios, a gestão Paulo Serra também estuda lançar em breve plano de reestruturação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), o que demandaria ainda mais a necessidade de descentralização na secretaria. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;