Cena Política Titulo Contexto Paulista
Nível do mar sobe com as mudanças climáticas

O nível do mar em Santos tem aumentado 1,2 milímetro por ano, em média, desde a década de 1940

Wilson Marini
29/06/2017 | 07:11
Compartilhar notícia


O nível do mar em Santos tem aumentado 1,2 milímetro por ano, em média, desde a década de 1940. Além disso, as ondas aumentaram de tamanho, de 1 metro em 1957 para 1,3 metro em 2002, e a incidência de ressacas (movimento forte das ondas em mar agitado) elevou-se. Os dados fazem parte do quinto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), segundo o qual o nível do mar vai subir, globalmente, entre 26 centímetros e 98 centímetros até 2100. O documento aborda o impacto, vulnerabilidade e adaptação às mudanças climáticas, inclusive nas cidades costeiras brasileiras. Entre 1901 e 2010, o nível médio dos mares ao redor do planeta subiu, em média, 19 centímetros e poderá subir 40 centímetros até 2050. Entre os efeitos da elevação do nível dos oceanos, destacam-se a redução da faixa de areia, invasão das ondas em calçadões e áreas antes não atingidas pelas águas, enchentes, enxurradas e deslizamentos de terra.

Cenário futuro
O climatologista José Marengo, coordenador-geral de pesquisa e desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, afirma que o cenário futuro “não será como nos filmes, em que uma onda gigantesca ‘afoga’ a cidade”. Mas já há, segundo ele, casos em que o mar invade a cidade e entra em garagens, afetando carros e estações de energia. “Isso é muito perigoso e traz muitos prejuízos”, diz.

Ação positiva
Ações para realizar produção de cana-de-açúcar mais sustentável são o principal foco do protocolo de intenções celebrado dia 26 entre o governo do Estado e o setor canavieiro. Em dez anos de Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético, a área colhida sem a queima chegou a 97,5%. A redução de gás carbônico e equivalentes foi de 9,27 milhões de toneladas e a emissão de poluentes atmosféricos foi reduzida em 56 milhões de toneladas. Isso equivale às emissões de 162 mil ônibus a diesel circulando por um ano. A redução do consumo de água no processo industrial atingiu 40%. Duzentos mil hectares de matas ciliares foram protegidos, 8.230 nascentes, recuperadas.

‘Ilustre Guardanapo’
Durante solitárias refeições em restaurantes de Roma, Fausto Longo incorporou o hábito de registrar cenas do cotidiano em guardanapos. O resultado é Ilustre Guardanapo (Seis SP Editora, com projeto visual de Zélio Alves Pinto), que será lançado hoje, a partir de 19h30, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, na Capital. Ao todo são 103 desenhos. O formato é o mesmo dos desenhos – 21 por 21 centímetros –, e o papel lembra a textura dos guardanapos originais. No texto de abertura, o jornalista e escritor Ricardo Viveiros escreve que “o que poderia ter sido uma simples brincadeira destinada à lata de lixo dos locais que o acolheram em momentos de introspecção tornou-se arte de qualidade”.

Senador italiano
Nascido em Amparo, no Interior paulista, com 4 anos de idade Fausto Longo foi viver em Piracicaba, onde se tornou calígrafo de diplomas e foi secretário de Turismo. Em 2013, foi eleito com 29.077 votos senador da Itália pelo Partido Democrata em uma das vagas destinadas a ítalo-descendentes que vivem na América do Sul.

Alerta sobre drogas
Cerca de 250 milhões de pessoas consomem algum tipo de droga no mundo e pelo menos 190 mil morrem por ano prematuramente devido ao uso de entorpecentes, segundo o Relatório Mundial sobre Drogas divulgado em Viena pela ONU. A ONU alerta que o mercado das drogas está se diversificando com o surgimento de substâncias mais potentes e perigosas.

Lixo orgânico
Os resíduos orgânicos representam metade do lixo gerado nas cidades, mas apenas 1% vai para a compostagem. O Ministério do Meio Ambiente lançou uma cartilha on-line com orientações sobre a forma de descarte de lixo orgânico, com dicas sobre a maneira correta de separação do lixo e descarte do material, relativa à compostagem.

Tecnologia espacial
O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e o IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), em São José dos Campos, trabalham no desenvolvimento de combustível espacial menos tóxico e renovável, tendo como ingrediente o etanol, segundo a revista Pesquisa, da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Os produtos utilizados hoje podem ser fatais em caso de vazamento ou má manipulação.

Breve
n A Câmara Federal poderá impedir a aplicação de multa e a retenção do veículo se o motorista não estiver com a CNH e o licenciamento anual, caso o agente de trânsito possa obter essas informações em consulta a banco de dados oficial. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;