Memória Titulo MEMÓRIA
E lá se foram as obras de Burle Marx
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


“Esse jardim era lindo. A fonte sonora com água colorida, dançante. É um absurdo essa destruição.”
Cf. Renato Mariani, presidente da Comissão Memória de Mauá: Diário, 3-7-1987.


A professora Cecília Camargo está na DGABC TV – www.dgabc.com.br . Ela discorre sobre o patrimônio histórico de Mauá. Enaltece o trabalho do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural. Mas não esconde que muita coisa bonita a cidade perdeu.

Dois exemplos: a concha acústica e a fonte luminosa da Praça 22 de Novembro, projetos de Burle Marx. “Era uma praça fantástica. Burle Marx ofereceu para várias cidades projetos seus”, revela Cecília.

Não sobraram, em Mauá, nem monumentos de Burle Marx nem os seus projetos. “Várias pessoas que trabalharam e trabalham na Prefeitura viram esses projetos. Atualmente não se sabe onde eles andam”, diz a entrevistada.

Na verdade, foram três bens destruídos na Praça 22 de Novembro: a concha acústica, a fonte luminosa e o jardim japonês. A derrubada da fonte virou manchete do <CF161>Diário</CF> em 3 de julho de 1987.

“Ontem a Prefeitura deu o último passo para varrer da memória das novas gerações a Praça 22 de Novembro, ao iniciar a derrubada da fonte luminosa – construída em 1960 sob projeto de Burle Marx”, escreveu o Diário.

NOTA

Estudar e preservar o que resta. Refletir sobre o que foi destruído. Não esquecer os crimes cometidos contra o patrimônio cultural de um povo. Mauá não esquece, como se pode depreender da fala de estudiosos como a professora Cecília Camargo, que herdou um álbum fotográfico de uma antiga indústria local, igualmente desaparecida.

AMANHÃ EM MEMÓRIA – Quem se lembra da Fosfanil?

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 25 de junho de 1987 – ano 30, edição nº 6477

Manchete – Poupança paga menos que inflação

Crime contra economia com punições rigorosas.

Indústria – Inaugurada a fábrica de motores da Gurgel, em Rio Claro. O empresário Amaral Gurgel anuncia um carro genuinamente nacional. Surge o Cena. Dos enviados especiais Tomas Irineu Pereira e Mauricio Pavan.

Informática (Ivone Santana) – Fotografia eletrônica ainda é sonho no Brasil.

Segunda Divisão – No Baetão, EC São Bernardo 0, Saad, de São Caetano, 1, gol de João Carlos


Em 25 de junho de...


1917 –
Em cartaz no Cinema Central, antigo Bijou, em São Paulo, o filme O Grito do Ipiranga, em dez atos. Uma produção da Companhia Cinematográfica Brasileira.

A guerra. Do noticiário do Estadão: desembarque de 4.000 marinheiros norte-americanos no Rio de Janeiro; criação de um corpo de automobilistas para o Exército Nacional.

1952 – Companhia Cinematográfica Vera Cruz lança o filme Sai da Frente, com Mazzaropi.

1972 – Pirelli realiza a 19ª Comunhão Pascal.

1982 – Scania inaugura as novas instalações do seu centro de treinamento de serviços, que existe desde 1962. Setor forma mão de obra especializada para o setor de veículos pesados.

Hoje

Dia do Imigrante.


Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 25 de junho:


No Amazonas, Maués

Na Bahia, Paratinga

No Piauí, Porto

No Mato Grosso, Rosário Oeste

No Espírito Santo, São Roque do Canaã

No Paraná, Tuneiras do Oeste

Fonte: IBGE


Santos do Dia

Máximo de Turim. Viveu entre os séculos 4 e 5, na região do Piemonte, Itália. Era discípulo de dois grandes santos: Eusébio
de Vercelli e Ambrósio de Milão. Sob a orientação de ambos fundou a Diocese de Turim, da qual foi nomeado o primeiro bispo. Deixou um livro reunindo seus 89 sermões e homílias.

Fonte: Pia Sociedade Filhas de São Paulo Paulinas
Guilherme
Prospero de Aquitânia 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;