Setecidades Titulo Incômodo
Vizinho acusa fábrica de fazer barulho de madrugada
Daniel Tossato
Do Diário OnLine
21/06/2017 | 14:17
Compartilhar notícia


“A fábrica trabalha durante 24 horas do dia. À noite que a situação atrapalha.” Cansado do barulho causado por uma empresa que fica em frente ao seu prédio, na Avenida Dom Pedro II, o encarregado de produção Nickolas Thomé, 27 anos, já entrou em contato com todos os órgãos por meios dos quais acreditava poder resolver o problema. “Já são sete meses convivendo com este ruído. Já liguei para a Polícia Militar, para o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e para a própria fábrica. Até agora nada”, lamentou o morador.

Apesar de ter buscado auxílio dos órgãos responsáveis, Thomé relembra não ter recebido qualquer resposta para suas demandas. O morador ainda afirma que somente a PM chegou a realizar uma visita na indústria para averiguar o que ocorria.

Com uma coleção de e-mails enviados com o objetivo de sanar o problema, Thomé explica que dormir é praticamente impossível e um dos quartos do imóvel está inutilizado devido ao barulho. “Estou negociando com a dona do apartamento uma forma de contornar este problema. Caso contrário, vou mudar e arcar com aluguel mais caro, já que ali pago um pouco abaixo do valor do mercado”, explicou.

Thomé que mora com o irmão Marcelo, 25, também deixou de assistir televisão no quarto, já que nem o som do aparelho consegue cobrir o ruído que parte da fábrica. “Às vezes temos que aumentar muito o volume da TV, o que também fica uma coisa incômoda”, disse.

Morando no terceiro andar do prédio, que segundo o próprio morador deve ficar a uns 150 metros da empresa, Thomé também já procurou os responsáveis da fábrica por telefone e por e-mail. “Eles nunca me atendem. Sempre dizem que os responsáveis não se encontram. Os e-mails eles simplesmente ignoram.”

Por meio de nota, a fábrica de usinagem Madope explicou que estranha o fato, pois não teve qualquer reclamação sobre barulho. A empresa ainda explica que opera desde 1966 no regime de 24 horas e que há laudos atestando a atividade.

O Semasa também foi procurado e, por meio de nota, explicou que não há reclamações de ruído registradas para este endereço. A autarquia também explicou que o morador precisa ligar ao 115, de preferência quando há ruído, para que o órgão possa registrar reclamação e fazer a fiscalização. Segundo o comunicado oficial, o Semasa tem três horas e meia para verificar o ruído no local.


Notificações

Somente nos seis primeiros meses de 2017, o Semasa atendeu 695 chamadas de reclamações envolvendo som amplificado e 130 chamados para averiguar ruídos provenientes de equipamentos mecânicos.

Em todo o período de 2016, a autarquia recebeu 1241 reclamações envolvendo sons amplificados e 396 chamados para apurar a situação de barulho de equipamentos mecânicos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;