Política Titulo Tratativas
Morando pede aumento do retorno do ICMS
Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
21/06/2017 | 07:32
Compartilhar notícia
Divulgação


O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), deve realizar na semana que vem reunião com o governo de São Paulo para negociar a liberação de créditos de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) como forma de incentivar a arrecadação do município. Segundo o tucano, a medida também faz parte dos esforços do Paço para garantir a produção do novo Polo, por parte da Volkswagen, em São Bernardo.

“Vamos tentar superar os gargalos para tornar a cidade mais competitiva. Quando se fala em produzir um novo automóvel, uma cadeia inteira se desenvolve, com praticamente todas as peças feitas no Brasil. Um projeto como esse melhora a arrecadação da cidade e quanto mais carros produzirmos e vendermos para o mercado interno, maior e melhor é o retorno do ICMS”, destacou Morando, que deve enviar em breve à Câmara projeto de lei de incentivos fiscais.

“Temos outras medidas em curso, que contemplam inclusive a redução da alíquota do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para empresas que investirem e gerar empregos. Isso foi bem recebido pela Volks”, completou o prefeito.

A Volkswagen é a maior pagadora de IPTU do município, além de ser vital para a Prefeitura na arrecadação de ISS (Imposto Sobre Serviços) direta e indireta – há uma cadeia de empresas em torno da montadora, como autopeças e serviços de transporte. Atualmente, cerca de 60% das receitas municipais são originadas de tributos como o ICMS e o ISS.

Orlando Morando viajou ontem para a matriz da empresa, na Alemanha, e deve confirmar amanhã o anúncio oficial da fabricação do novo Polo. “A Volks tem a perspectiva de produzir o carro no Brasil e estamos indo mostrar o novo modelo de gestão da cidade. O governo deve ser um facilitador para as empresas”, finalizou o tucano.

O novo Polo – a sexta geração da marca – foi apresentado oficialmente na semana passada pela Volks alemã. A companhia não falou em valores e o local onde seria fabricado o modelo. No mundo, conforme a Volkswagen, 16 milhões de unidades do Polo foram vendidas anteriormente.

O modelo seria fabricado sob o conceito de MQB, plataforma modular que permite produzir mesma base para diferentes carrocerias. Essa concepção possibilita que as unidades construídas no País possam ser vendidas pelo mundo, uma vez que o MQB elimina diferenças entre as estruturas feitas em outras partes do planeta.

Na planta da Volks na Anchieta existem 9.163 trabalhadores e lá são produzidos os modelos Saveiro e Gol – além do Jetta, que já vem pintado e é apenas montado.

Marcelo Lima assume interinamente

Vice-prefeito de São Bernardo e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima (SD) tomou posse ontem e ficará no cargo por cinco dias, enquanto o titular, Orlando Morando (PSDB), realiza viagem para Alemanha. Esta é a primeira vez que Marcelo assume o cargo interinamente.

Em cerimônia realizada no Paço, o vice-prefeito destacou que seguirá normalmente as demandas em curso. “O prefeito Orlando Morando já tem feito um governo aprovado pela população e a expectativa é seguir cuidando da cidade. Já peguei as informações necessárias e vou seguir no mesmo ritmo, com todos os programas em andamento, uma boa continuidade”, afirmou.

A posse de Marcelo Lima contou com praticamente todo o secretariado do governo tucano e com boa parte dos vereadores da base de sustentação. Além disso, o político também levou os pais, a mulher e a filha ao evento.

“Quero destacar a felicidade de ter a confiança do prefeito. Conheci o Morando no momento quase pré-eleitoral e ele não precisaria fazer esse ato e isso mostra que não tem vaidade, estamos juntos por São Bernardo”, finalizou.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;