Setecidades Titulo Gratuitamente
Diadema leva gratuitamente munícipes para doar sangue
Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
21/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Para estimular as pessoas a doar sangue ao hemocentro do Hospital Estadual Serraria, em Diadema, o Serviço de Mediação de Conflitos da Secretaria municipal de Defesa Social oferece, até sexta-feira, transporte gratuito aos doadores, com saída da sede da Pasta (Rua João de Almeida, 352, Centro) em três horários: 8h30, 10h30 e 13h. Para quem for de carro, o estacionamento não será cobrado. O horário de atendimento é das 7h às 14h.

A ação é parceria da secretaria com a unidade hospitalar, cujo banco de sangue – que atende ao hospital e também fornece sangue para serviços de outras dez localidades – está com estoque baixo. “Para os tipos ‘O’ positivo e ‘O’ negativo (o primeiro, tipo de sangue mais comum; o outro, doador universal) o estoque disponível é para um dia, e o que preocupa é que agora, com o inverno e no período de férias, há queda de 30% no número de doações. Os problemas e as doenças, porém, não tiram férias”, salienta a hematologista e coordenadora do hemocentro do Hospital Estadual Serraria, Melca Maria Oliveira Barros.

A campanha em conjunto com a Secretaria de Defesa Social da cidade começou na segunda-feira e a participação está abaixo do esperado, lamenta Melca. “Esperávamos ter 20 doadores diários, mas tem vindo entre 13 e 14 pessoas”, lamenta.

Na ocasião da doação é feito um cadastro, exame sanguíneo, triagem clínica e, por fim, a coleta, que dura de dez a 15 minutos. São coletados, aproximadamente, 450 ml de sangue. Após o processo, o doador receberá lanche e suco.

Os requisitos básicos para doar sangue são ter boa saúde; ter entre 16 e 60 anos; pesar no mínimo 52 quilos; dormir no mínimo seis horas; evitar alimentos gordurosos antes da doação, assim como fumar nas duas horas anteriores. Um doador pode salvar até quatro vidas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;