Contexto Paulista Titulo Contexto Paulista
Varejo e serviços mostram recuperação

Em meio à instabilidade política, a economia dá sinais positivos. Duas boas notícias foram divulgadas

Wilson Marini
19/06/2017 | 07:37
Compartilhar notícia


Em meio à instabilidade política, a economia dá sinais positivos. Duas boas notícias foram divulgadas semana passada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A primeira delas: as vendas do comércio varejista nacional avançaram 1% no mês de abril em relação ao mês anterior. Ou seja, a população está comprando mais e isso significa mais dinheiro em circulação, o que é uma alavanca que poderá retroalimentar a recuperação econômica nos próximos meses. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada dia 13. Foi o primeiro resultado positivo em 24 meses, interrompendo uma sequência de quedas que teve início em abril de 2015. Segundo os economistas, os fatores que justificam o impulso são a redução da inflação e os recursos liberados do FGTS das contas inativas. O setor de supermercados e o comércio em geral, especialmente, são os maiores beneficiados pela onda otimista.

Indústria e agropecuária
O segundo indicador positivo na economia vem do setor de serviços. No dia 14, o IBGE divulgou que houve crescimento da produção industrial e do setor de transporte de cargas, o que impactou positivamente o setor de serviços. O volume de serviços prestados avançou 1% em abril ante março. Em abril, a produção agropecuária, em meio à expectativa de uma supersafra em 2017, ajudou na alta da demanda por serviços no País.

Bons ventos
Os dois primeiros geradores de energia eólica do Estado entraram em operação no Porto Primavera, em Rosana, região de Presidente Prudente. As torres têm 30 metros de altura e pás de 10 metros de comprimento. Quando em funcionamento, os equipamentos vão produzir 620 megawatts-hora (MWh) por ano.

Haja sol
O Brasil tem um grande potencial para a geração de energia solar, superior ao de outros países onde esse tipo de fonte é bastante usado para gerar energia elétrica. Segundo André Pepitone, diretor da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), “o pior sol do Brasil, que está no Paraná, tem uma irradiação superior ao melhor sol da Alemanha”.

Inovação em São Carlos
Alunos da Escola de Engenharia da USP (Universidade de São Paulo) em São Carlos trabalham no aperfeiçoamento de um protótipo de veículo movido a energia elétrica de eficiência elevada, o Venturo. O veículo seria capaz de atravessar o País carregando uma pessoa, do Oiapoque ao Chuí, com apenas R$ 5 de combustível.

Aplicativo da Saúde
O Ministério da Saúde criou um aplicativo que dá acesso à população às informações de Saúde básica. Intitulado e+Saúde, a ferramenta deve oferecer on-line informações como o acesso aos dados do cartão nacional de Saúde, lista de medicamentos retirados nas unidades de Saúde, acompanhamento do cartão de vacinação e exames realizados, entre outros. Os técnicos esperam maior aproximação entre os pacientes e as unidades de Saúde como farmácia popular, postos, serviços de urgência, academia da Saúde, hospital, maternidade, centro de atenção psicossocial, maternidade e centro de especialidade. O cidadão poderá também fazer denúncias on-line por meio da Ouvidoria do SUS 136.

Globalização
Aproximar as prefeituras da Europa e da América Latina em temas ligados ao desenvolvimento sustentável, ações contra as mudanças climáticas e inovação para o desenvolvimento local e regional são o objetivo de edital publicado pela União Europeia. Cidades e consórcios brasileiros interessados em estabelecer cooperação com cidades europeias devem enviar os documentos solicitados até o dia 30 de julho. Trata-se do IUC-LAC (Programa Internacional de Cooperação Urbana). Umas das condições é a participação no Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia.

Feiras e exposições
n A Associação Brasileira de Franchising vai realizar a ABF Franchising nos dias 21 a 24 de junho, no Expo Center Norte, na Capital. O evento concentrará expositores de alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;