Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 17 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Cultura & Lazer

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Bonito e bem cuidado

Denis Maciel/DGABC  Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Com quase 61 anos, Santos Dumont, em
São Caetano,tem estrutura digna de aplausos


Karine Machini
Especial para o Diário

19/06/2017 | 06:59


 Compacto, porém receptivo. Essa é a sensação que o Teatro Municipal Santos Dumont, em São Caetano, passa a quem visita o local. Projetado para ser um simples auditório da Escola Estadual Coronel Bonifácio de Carvalho, na Avenida Goiás, Centro da cidade, se tornou algo maior e histórico. Ganhou oficialmente o nome Teatro Santo Dumont em 15 de outubro de 1956 e é assim desde então.

Construído há quase 61 anos, está com ‘cara’ de que foi estruturado há poucos meses. O local comporta pouco mais de 330 pessoas, mantém sua estrutura quase sem danos. Conta com acessibilidade para deficientes físicos, saídas de emergência em pontos estratégicos, além de poltronas bem conservadas e programação ativa.
O chão, de piso antiderrapante, disponibiliza segurança e com apenas seis trabalhadores no local o aparelho cultural se mantém preparado para receber visitantes a qualquer momento.

O hall de entrada lembra o espaço de uma galeria e as janelas dão visibilidade de dentro para a Avenida Goiás. Abriga também banheiros sem danos. Mesmo com alguns detalhes de uso intenso, como partes da pintura descascada nos camarins e outros pontos que precisam de pequenos reparos no teto, a estrutura do local está em ordem e isso está longe de atrapalhar o bom funcionamento do teatro.

Além disso, conta com a presença de um palco enxuto, mas que oferece boa visibilidade e conforto ao público que se acomoda nas últimas fileiras. Além de recepcionar espetáculos de pequeno e médio portes, atualmente o local está em parceria com o governo do Estado de São Paulo e com o MIS (Museu da Imagem e do Som), e traz para o público o Ponto MIS de Cinema, com sessões gratuitas de filmes para escolas e terceira idade. “Eles encaminham programação semanal para ser exibida aqui em São Caetano, colocamos no Santos Dumont, pois ele tem algumas características de sala de cinema e foi por isso que conseguimos fazer essas parcerias”, explica João Manoel da Costa Neto, secretário de Cultura da cidade.

PLANOS

A Secretaria de Cultura de São Caetano está elaborando estratégias para não deixar de investir em sua Cultura. Com o objetivo de arrecadar dinheiro para fazer reparos e manutenções nos teatros da cidade, o plano é manter fundo financeiro em parceria com a escola Fundação das Artes.

“Se soubermos guardar aquilo que o teatro arrecada, poderemos reformar o local para sempre estar à disposição da população. Nossa ideia é dar vida a ele com muita programação e atividades, mas que isso possa se reverter em fundos. A própria Fundação das Artes acaba aproveitando o espaço com apresentações das turmas de dança e teatro e temos também a Escola Municipal de Bailado e colégios municipais e estaduais que utilizam o local para formaturas”, conta Neto.

Apesar de estar em bom estado, a Secretaria de Cultura quer modernizar o hall de entrada colocando obras de arte e objetos históricos no local. Boa pedida para manter a população entretida enquanto aguarda para assistir aos espetáculos. “Para o Teatro Paulo Machado conseguimos doações de obras de arte e bancos estilizados. Aqui (Santos Dumont), como temos parceria com o Ponto MIS, devem chegar em breve máquinas de cinema antigas. Com o apoio da Fundação Pró Memória da cidade queremos fazer descritivos para contar a história do cinema”, finaliza o secretário de Cultura.

Diário faz série de reportagens para avaliar os teatros da região.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.