Internacional Titulo
Porto Rico se torna 51º estado dos EUA
11/06/2017 | 20:22
Compartilhar notícia


Os porto-riquenhos votaram esmagadoramente para se tornar o 51º estado no domingo, mas uma baixa participação ameaçou minar a legitimidade do referendo, enquanto a ilha luta com uma crise econômica. De acordo com os resultados iniciais em um site do governo, o estado conseguiu 97% de apoio, com mais de 90% dos votos contados no domingo à tarde.

Os votos, contudo, de cerca de 23% refletiram o sucesso de um esforço de boicote liderado por opositores.

Se a participação for muito baixa, os inimigos políticos para o estado podem alegar que o voto não é crível, o que pode prejudicar ainda mais as chances de Porto Rico de conseguir que o Congresso conceda à ilha a admissão total aos EUA, disse Christina Duffy Ponsa, especialista em Lei constitucional e estadual porto-riquenha na Columbia Law School.

Os eleitores neste domingo escolheram entre três opções: Estado, independência ou a continuação do seu status atual como território. Se os eleitores apoiassem fortemente o Estado, Puerto Rico precisaria solicitar ao Congresso a admissão como um Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;