Internacional Titulo
Eleições municipais na Itália são teste sobre apoio a movimento populista
11/06/2017 | 15:00
Compartilhar notícia


O movimento populista italiano 5 Estrelas busca ampliar o poder nas eleições municipais realizadas neste domingo em cerca de 1.000 cidades de todo o país. O partido anti-euro espera ganhar impulso com a votação, realizada antes de uma eleição nacional que deve ser convocada em menos de um ano.

A votação deste domingo também funciona como um teste para o Partido Democrata, liderado pelo ex-premiê Matteo Renzi, que espera se recuperar localmente após sofrer perdas para o 5 Estrelas em corridas eleitorais das prefeituras de Turim e Roma, há um ano.

Renzi renunciou ao cargo de primeiro-ministro em dezembro, depois que calculou erroneamente que os italianos apoiariam as reformas constitucionais de seu governo em plebiscito. A desistência aborreceu os democratas, o maior partido no Parlamento e principal parceiro na coalizão de centro-esquerda do premiê Paolo Gentiloni.

Na oposição, o 5 Estrelas é a segunda maior força na legislatura italiana e pretende ganhar seu primeiro cargo executivo em uma eleição esperada para 2018.

Fonte: Associated Press




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;