Cultura & Lazer Titulo
Espaço Parlapatões estréia montagem de 'La Ronde'
Carla Navarrete
Do Diário OnLine
07/08/2008 | 07:02
Compartilhar notícia
Divulgação


Cinco casais têm suas vidas intercaladas por meio de relações amorosas envoltas em sexo e traição. Essa é a trama do espetáculo "La Ronde", clássico do escritor austríaco Arthur Schnitzler, que estréia nesta quinta-feira no espaço Parlapatões, em São Paulo.

A peça é encenada pelos atores andreenses Marcelo Marcus Fonseca e Liz Reis, que também dividem a direção da montagem. Os dois interpretam em cena, cada um, cinco personagens, entre eles, um soldado, uma prostituta, uma empregada doméstica e um jovem escritor.

Durante uma hora e 45 minutos, o espetáculo narra o encontro de cada casal: a prostituta e o soldado, o soldado e a empregada, e por aí em diante. Cada esquete é permeado pelos conflitos psicológicos dos personagens. "É uma peça que mostra como as pessoas lidam com o amor, cada uma à sua maneira", diz Marcelo Marcus Fonseca.

Apesar de a peça ter sido escrita em 1897, poucas mudanças foram feitas no texto, segundo os co-diretores. "O personagem que era um conde no original virou um embaixador nessa montagem. Mas, fora isso, não alteramos muito. O assunto é tão atual. É como Shakespeare, que fala sobre os desejos humanos, e é sempre atual", afirma Liz Reis.

"La Ronde" já foi encenada pela estrela de Hollywood Nicole Kidman, em uma adaptação chamada "The Blue Room", no final da década de 1990. A montagem causou polêmica na época por mostrar a atriz em cenas de nudez. No espetáculo de Fonseca e Liz Reis, no entanto, ninguém tira a roupa. "O assunto da peça é tão profundo que a nudez ia banalizar a montagem. Não tenho nada contra, mas achei que ia ficar desnecessário", diz o ator e diretor.

O espetáculo fica em cartaz até 4 de setembro na capital paulista. Fonseca pretende trazer a montagem para o Grande ABC até o final do ano. "Queremos encená-la na região. Estamos em conversações", finaliza.

Serviço - La Ronde - De hoje até 4 de setembro, às quintas-feiras, às 21h
Espaço Parlapatões (Praça Roosevelt, 158, São Paulo, tel. 0/xx/11 3258-4449)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
16 anos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;