Setecidades Titulo Saúde
Sto.André traça meta para Saúde da Família

Prefeitura planeja alcançar 85% de cobertura em 2020; atualmente, índice chega a 25%

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
09/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/PMSA


Com apenas 25% de cobertura do PSF (Programa Saúde da Família) em Santo André, a Prefeitura tem como meta a ampliação para 85% até 2020. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Paulo Serra (PSDB), durante a abertura do Primeiro Encontro de Interação com os agentes comunitários de Saúde (296, no total), realizado em parceria com a Fundação do ABC, na Faculdade de Medicina do ABC.

O município conta com 165,6 mil pessoas assistidas, o que corresponde a aproximadamente 41,4 mil famílias. As responsáveis pelos atendimentos são 50 equipes de Estratégia Saúde da Família e duas equipes de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde.

A projeção da administração é que, até o fim do ano, a cobertura chegue a 35%. Uma das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que já está com a expansão em planejamento é a da Vila Guiomar. “Vamos levar o Ambulatório de Moléstias Infecciosas, que funciona lá (Vila Guiomar), para a UBS Centro (a ideia é que passe a funcionar no prédio que abrigava a UPA Centro, na Rua Coronel Agenor de Camargo) e conseguiremos um espaço vago na UBS Vila Guiomar para ampliar de uma para sete as equipes da Estratégia de Saúde da Família”, explicou a secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias. Para o próximo ano, o plano é que a cobertura atinja 50%, passando a 70% em 2019 e, finalmente, a 85% em 2020.

Durante o anúncio, o prefeito ressaltou que, além da ampliação do quadro de colaboradores, será feito trabalho de valorização dos agentes comunitários. “Já estamos implantando melhorias para a categoria, como a entrega de novos uniformes, e discutimos atualmente questões salariais com o sindicato. Precisamos valorizar os agentes comunitários em nosso município, pois contamos com o trabalho e o empenho desses profissionais para que a Saúde na cidade volte ao patamar do qual nunca deveria ter saído.”

DEMAIS CIDADES

Reportagem publicada pelo Diário em 8 de maio mostrou que o PSF atende a cerca de 1,2 milhão de pessoas no Grande ABC. Diadema atinge cobertura de 67,06%, seguida por São Bernardo (60%), Mauá (57,14%), São Caetano (54,97%), Ribeirão Pires (30,17%) e Rio Grande da Serra (7,66%).

Na ocasião da publicação da matéria, a Prefeitura são-bernardense declarou que planeja chegar a 80% de cobertura em até dois anos. Mauá afirmou que mudanças nas equipes ou no programa estão em estudos de viabilidade, Ribeirão Pires não se posicionou sobre o assunto, enquanto as demais cidades não informaram.

A professora de Saúde Coletiva da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) Vânia Barbosa do Nascimento salientou a importância da busca pela cobertura de 100%. “Com o programa, as pessoas não ficam batendo em todos os serviços atrás de atendimento, pois tem equipe em quem confia, que vai avaliar o caso e encaminhar para o local correto. Isso diminui o atendimento no pronto-socorro e as internações, pois 70% dos problemas de Saúde podem ser resolvidos na Atenção Básica.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;