Internacional Titulo
Estado Islâmico estimulou ataques terroristas durante Ramadã
04/06/2017 | 17:03
Compartilhar notícia


Dias antes dos ataques deste sábado em Londres, o Estado Islâmico pediu a seus seguidores que promovessem ataques nos Estados Unidos e na Europa durante o período sagrado para os muçulmanos, o Ramadã. O mês mais sagrado do calendário muçulmano começou no último dia 26.

Desde o início do Ramadã, membros e simpatizantes do grupo extremista prometeram em mensagens nas redes sociais promover um mês de "conquistas" e de jihad.

Nenhum grupo assumiu até o momento a responsabilidade pelos ataques da noite de sábado em Londres, durante os quais uma van foi jogada sobre pedestres e houve ataques com faca. Sete pessoas foram mortas.

Desde sexta-feira, apoiadores do Estado Islâmico estavam disseminando online postagens pedindo que fossem feitos ataques contra civis ocidentais. Uma publicação ligada ao grupo entitulada "ação para o Ramadã" mostra caminhões, facas e revólveres e diz: "matem os civis dos Cruzadistas e usem veículos para atropelá-los".

O Estado Islâmico fez pedidos similares de ação durante o último Ramadã, mas os resultados este ano foram mais sangrentos. Num momento em que os territórios do grupo na Síria e no Iraque continuam encolhendo, os extremistas têm se concentrado em promover ataques terroristas em outras regiões.

Neste domingo, apoiadores do Estado Islâmico comemoraram os ataques em Londres. "Conforme prometemos, atacamos de novo! E o que virá pela frente será ainda mais severo", dizia uma postagem em um chat em grupo na plataforma Telegram.

Muçulmanos em todo o mundo celebram o Ramadã com jejum e orações. Historicamente, o mês coincide com algumas das primeiras vitórias do profeta Maomé e conquistas de territórios. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;