Setecidades Titulo Saúde
Santo André reduz em 20 mil fila de espera
Raphael Rocha
04/06/2017 | 07:20
Compartilhar notícia


Dois meses depois de seu lançamento oficial, o programa Fila Zero, que busca reduzir a lista de espera por exames na rede pública de Santo André, contabiliza 20 mil atendimentos de um contingente de 128.497 pessoas que aguardavam por consultas em unidades municipais.

Ontem, após o segundo dia de mutirão do projeto, o prefeito Paulo Serra (PSDB) detalhou que o objetivo da Secretaria de Saúde é normalizar o sistema até o fim do mês.

“A espera média por atendimento na rede estava em 18 meses, sendo que havia quem aguardava há mais de dois, três anos. Muitos até nem lembravam dos agendamentos”, relatou. “A nossa expectativa é deixar a fila de espera em no máximo 60 dias e queremos alcançar essa meta até o fim do ano. Pode ser que encurtemos esse prazo porque há hospitais privados interessados em firmar parceria.”

Além dos mutirões de atendimento na rede, o Fila Zero tem outra frente de atuação, que envolve abatimento de dívidas de empresas privadas em troca de consultas e exames em hospitais e clínicas particulares. Um dos complexos hospitalares que aderiram ao programa é o Hospital e Maternidade Dr. Christovão da Gama.

Ontem, Paulo Serra, a secretária de Saúde, Ana Paula Peña Dias, e outros integrantes do primeiro escalão acompanharam os trabalhos do mutirão no CHM (Centro Hospitalar Municipal), no bairro Assunção, e no Centro de Especialidades na Avenida Ramiro Colleoni, no Centro.

“O balanço de ontem foi de 4.000 atendimentos. Conseguimos avançar a fila em algumas demandas. Dermatologia, por exemplo, apresentava fila de espera de 10 mil pacientes e reduzimos pela metade nesse tempo. Exames vasculares também foram reduzidos”, comentou Paulo Serra. “Ainda aguardamos avanços maiores em Cardiologia e Ortopedia. Já estamos atuando para que a fila dessas consultas também seja reduzida.”

Na visão do governo, a lista de espera por consultas e exames de Cardiologia deve diminuir com a reabertura do Hospital Dia, localizado nas dependências do CHM. O equipamento oferece cirurgias de baixa complexidade e permite ao paciente realizar o procedimento e ter alta no mesmo dia.

“Gostaríamos que o programa tivesse uma dinâmica maior, mas, infelizmente, herdamos uma Prefeitura com problemas nas finanças e isso limita a atuação. Mesmo assim acredito que no primeiro ano de gestão seja possível sentir melhora considerável na Saúde de Santo André”, concluiu o prefeito. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;