Memória Titulo
A descoberta da Capela dos Bois
Ademir Medici
26/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 O pesquisador Vicente D’Angelo, de São Bernardo, é o convidado desta semana do programa Memória na TV, que já está no site do Diário: www.dgabc.com.br . D’Angelo discorre sobre vários assuntos, com destaque para uma descoberta: a Capela dos Bois.

A Capela dos Bois ficava na Estrada do Vergueiro, hoje Avenida Senador Vergueiro, em São Bernardo, no espaço que nos últimos 300 anos (1717 a 2017), no local exato em que o Córrego da Borda do Campo deságua no Ribeirão dos Meninos, teve várias funções. Podemos citar, com segurança, quatro funções ocupadas neste ponto geográfico:

1 – Entre 1717 e 1870, o lugar abrigou a sede da Fazenda dos Beneditinos, os religiosos que trouxeram para o Grande ABC, três séculos atrás, os nomes São Bernardo (na Borda do Campo) e São Caetano (no Tijucuçu).

2 – Em 1870, o governo imperial desapropria a fazenda São Bernardo e, sete anos depois, ali instala a Linha São Bernardo Velho, pertencente ao Núcleo Colonial de São Bernardo.

3 – No início da década de 1950, nasce no mesmo ponto a indústria Equipamentos Villares.

4 – Atualmente, aqui funciona uma loja da rede Carrefour.

E a Capela dos Bois? É uma boa história, contada por Vicente D’Angelo na TV DGABC.

QUEBRA-CABEÇA

Há dois anos, Vicente D’Angelo obteve no Museu Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, o Museu de Santo André, duas fotos reproduzidas pelo fotógrafo Carlos Haukal, o famoso Foto Carlos. As legendas sugeriam que as fotos traziam imagens da lendária Vila de Santo André da Borda do Campo (1553-1560).

Dalvira Ribeiro Cangussú, que doou ao museu as duas fotos, não tinha ideia do local das ruínas.

Recentemente, D’Angelo encontrou as mesmas fotos numa reportagem da revista Ilustração Brasileira, escrita por Collaço Veras e editada em julho de 1930. Collaço Veras, também sugerindo que as ruínas pertenceram à vila de Ramalho, escreveu: “Depois de muito trabalho e muitas indagações, fui encontrar com alguns paredões de um antigo templo, situado à margem e para dentro da antiga Estrada do Vergueiro (e que também foi o antigo Caminho do Mar entre o Litoral e São Paulo), distante uns oito quilômetros da Vila de São Bernardo e outro tanto da estação ferroviária do mesmo nome (hoje Santo André).”

Pronto, estava resolvido o enigma da localização das ruínas. Se aí foi de fato a Vila de Santo André da Borda do Campo, do quinhentismo, é algo ainda não apurado e comprovado. Mas, com certeza, foi neste ponto que os beneditinos instalaram a Fazenda São Bernardo, em 1717.

POUSO DE GADO

Na reportagem de 1930, Collaço Veras acrescenta: “Segundo relato dos proprietários atuais das terras em que se encontram os restos desse templo, tem ele a denominação de Igreja dos Bois, vinda dos antigos possuidores que, quando ali se instalaram há 80 anos, já encontraram a casa de Deus completamente abandonada, dela fazendo o gado pouso de descanso”.

Aqui, Collaço Veras se enganou: 1930 menos 80 anos = 1850. No ano de 1850, a Fazenda dos Beneditinos era ainda ocupada pelos religiosos, e levaria mais 20 anos para ser desapropriada e, em 1877, transformada em linha colonial.

Collaço não cita os nomes dos proprietários das terras em 1930. Mas, seguramente, tratavam-se dos Rathsan, cujos descendentes residem ainda em São Bernardo e se preocupam com a construção dessa história tão rica.

Assim, parabéns ao Vicente D’Angelo pela descoberta, ao Foto Carlos pelas imagens recuperadas, à Dalvira Ribeiro Cangussú, que as guardou, ao Museu Octaviano Gaiarsa, que as preserva. São subsídios que se encaixam para o entendimento um pouco mais da história do Grande ABC.

300 ANOS

A Igreja do Grande ABC, neste ano de 2017, e por autorização de dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, se prepara para celebrar, em setembro, a dada redonda do tricentenário das Capelas São Bernardo e São Caetano. Uma celebração que envolverá toda a Diocese, com destaque para as paróquias da Basílica da Boa Viagem e São Caetano, no bairro Fundação, da original capela dos beneditinos no antigo Tijucuçu.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 26 de maio de 1987 – ano 30, edição nº 6451

Manchete – Bresser (Pereira, ministro da Fazenda) apela ao setor privado para vencer crise

Fiesp cobra do governo economia mais definida.

Temperatura – Estado registra o dia mais frio

do ano: 8ºC.

Santo André – Prefeitura reajusta empreiteiros e compromete 57% do orçamento.

Primeira Divisão – Domingo, no Bruno Daniel: Santo André 1, Palmeiras 1.

Em 26 de maio de...

1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: graves acontecimentos na Rússia, com desordens, confisco

de propriedades, incêndios

e saques.

A morte, em Paris, do marinheiro brasileiro José Maximiano dos Santos, 27 anos, que estava no navio ‘Tijuca’, torpedeado dia 20.

1922 – Antonio Cruchaki nasce em Santo André. Expedicionário brasileiro na Segunda Guerra Mundial, presidente falecido da Associação dos Veteranos da FEB, em São Bernardo.

1957 – Inaugurada a Rádio Independência, de São Bernardo, que depois se transformaria na Rádio Diário do Grande ABC, de tantas saudades – as duas.

Hoje

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Dia do Revendedor Lotérico

Santos do Dia

Filipe Néri

Nossa Senhora do Caravaggio

Eva de Liége

Maria Ana

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 26 de maio:

Em Tocantins, Aguiarnópolis, Bandeirantes do Tocantins, Chapada do Areia, Crixás do Tocantins, Luzinópolis, Oliveira de Fátima, Pugmi, Santa Rita do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins, Talismã e Tupirama

Na Bahia, Barreiras.

Em Pernambuco, Brejo da Madre de Deus e Buique.

Na Paraíba, Itabaiana.

No Rio de Janeiro, Maricá.

No Paraná, Santa Helena.

Em Santa Catarina, Urussanga.

Fonte: IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;