Política Titulo Editorial
Ribeirão Pires turística
Do Diário do Grande ABC
22/05/2017 | 11:26
Compartilhar notícia
Aline Pietri/DGABC


A ameaça que paira sobre Ribeirão Pires, de que está prestes a perder o selo de estância turística e, consequentemente, os repasses de verbas estaduais, é fruto direto da irresponsabilidade dos políticos que se sucedem na administração da cidade. A falta de políticas públicas para reforçar os equipamentos capazes de atrair visitantes é evidente. A incapacidade de executar projetos, idem. O fracasso mais retumbante foi a tentativa frustrada de instalar teleférico, promessa com a qual o ex-prefeito Saulo Benevides (PMDB) foi eleito e não conseguiu cumpri-la em quatro anos de mandato.

Saulo, aliás, certamente merecerá capítulo especial nos livros que pretendam contar a história de Ribeirão Pires. Estudiosos terão de se debruçar sobre a gestão do peemedebista para tentar compreender como o prefeito de estância turística empreendeu verdadeira batalha para destruir um dos patrimônios culturais do Grande ABC, qual seja, a Fábrica de Sal. Ele só não conseguiu realizar o plano, diga-se, devido à ampla repercussão negativa de sua proposta de pôr as ruínas abaixo para construir shopping no lugar. A ideia foi de pronto rechaçada pela opinião pública, que encontrou respaldo neste Diário.

Derrotado Saulo nas urnas, em parte certamente por não ter dotado a cidade do teleférico que poderia estimular o turismo, Ribeirão Pires segue sem perspectiva de melhorar suas políticas públicas de fomento ao setor. O prefeito Adler Kiko Teixeira (PSB) se mantém inerte ante a possibilidade cada vez mais real de perda do título de estância turística. E se a situação financeira do município já não é das melhores, mesmo com o dinheiro enviado sob tal rubrica pelo governo do Estado, é de se imaginar o que virá pela frente se tal fato se consumar.

O futuro sombrio, todavia, parece não preocupar a administração municipal. Caso contrário, o tema estaria sendo discutido com total prioridade pelo governo ribeirão-pirense. Afinal, será a população a principal prejudicada pelo desaparecimento dos turistas, hoje importante fonte de renda de parcela significativa da comunidade. Que Adler Kiko Teixeira desperte rapidamente para a possibilidade da tragédia – e a resolva a tempo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;