Memória Titulo Memória
A pauta do bondinho

Então ficamos assim: hoje encerramos a Semana Rio Grande da Serra 2017. O bondinho da pedreira permanecerá em pauta e no nosso coração. E retornará à Memória sempre que tivermos novidades

Ademir Médici
21/05/2017 | 07:27
Compartilhar notícia



“Essas reportagens mexem com o sentimento de um Grande ABC inocente que ainda existe nos detalhes. Esses detalhes são o nosso lapidar, o nosso cuidado e nossa satisfação.”
Professor Marco Alexandre Nonato Cavalcanti

Então ficamos assim: hoje encerramos a Semana Rio Grande da Serra 2017. O bondinho da pedreira permanecerá em pauta e no nosso coração. E retornará à Memória sempre que tivermos novidades.

A pauta é extensa:
1 – Buscamos o nome da repórter do Diário que, em 1972, descreveu uma das últimas viagens do bondinho, em parceria com o fotógrafo João Colovatti.
2 – Publicamos várias fotos que o Colovatti tirou da viagem de 1972, mas várias outras permanecem inéditas. Nosso esforço será para organizar uma exposição de todas elas para o 14º Congresso de História do Grande ABC.
3 – O professor Marco Alexandre Nonato Cavalcanti busca informações sobre os meninos e meninas de 1972, homens e mulheres 45 anos depois. O que descobrir será, por certo, apresentado no Congresso de Rio Grande da Serra. E o que ele quiser será publicado aqui em Memória.
É isso. Segue-se o último trecho da reportagem de 1972, na redação da repórter do Diário cujo nome e paradeiro haveremos de descobrir.

PASSEIOS
Ah, sim: hoje e amanhã a Prefeitura de Rio Grande da Serra realizará duas viagens de bondinho do Centro ao bairro da Pedreira. Não sabemos se todos os lugares do bondinho estão ocupados. Mas deixamos o telefone de contato: 4821-4610. E pedimos ao secretário Gilvan Mendonça que nos informe dos próximos passeios. Aí contamos a vocês.

MANOBRA ESPECIAL
O retorno do bondinho é curioso. O condutor, Sr. José de Oliveira, para o bondinho sobre um trilho especial, no fim da linha. Imediatamente a criançada, já acostumada com a operação, começa a empurrar o bondinho até dar meia volta, para ajudar o “seu José”.

O condutor não gosta muito, porque, como diz, é perigoso para as crianças. “Um menino até já quebrou a perna, há algum tempo. Eu os mando embora, mas eles não me obedecem.”

Diário há 30 anos
Quarta-feira, 20 de maio de 1987 – ano 30, edição 6446
Manchete – Sarney (presidente da República) anuncia auxílio a pequenas e microempresas
1 – Suspensão das execuções judiciais por 45 dias.
2 – Ampliação do prazo de pagamento das dívidas.
3 – Consórcios para compras e vendas em bloco.
4 – Linhas de refinanciamentos de Cz$ 23 bilhões.
Automobilismo – Impostos fazem carro nacional o mais caro.
Teatro – Grupo Cênico Regina Pacis, no palco há 25 anos. Reportagem de Elaine Biajo. Em comemoração à data, o grupo encena Milagre na Cela, de Jorge Andrade.

Em 20 de maio de...
1917 – Anunciada uma partida de futebol intermunicipal para Santo André: União Team (de São Bernardo) x AA Matarazzo (Capital).
n A guerra. Do noticiário do Estadão: Honduras rompe relações com a Alemanha.

Hoje
Dia do Pedagogo (lei 13.083, de 8 de janeiro de 2015)

Santos do dia
Bernardino de Sena
Columbano de Rieti
Austregésilo.

Município Paulista
Hoje é o aniversário de Piedade, elevado a município em 1857, quando se separa de Sorocaba.

Municípios Brasileiros
Celebram aniversários em 20 de maio:
Em Pernambuco, Bonito e Taquaritinga do Norte
No Rio Grande do Sul, Estrela
No Ceará, Irauçuba
Em Santa Catarina, Morro da Fumaça
Em Tocantins, Palmas.Fonte: IBGE.

Nas ondas do rádio
Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.
Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Fim da série sobre os 80 anos da Band, conforme descreve o jornalista Milton Parron, produtor e apresentador:
Trechos dos programas Balanço Geral e Mais Mais, conduzidos por Ney Costa nas décadas de 1970 e 1980. Ney Costa vive hoje no Paraná.
Pergunte ao seu Atlas e Topa Tudo, programas produzidos por Júlio Atlas e apresentados por Humberto Marçal.
Pedro Luís relembra o início da carreira, quando transmitiu um jogo de amadores em Taquaritinga e
nunca mais parou.
Fiori Gigliotti e o seu Cantinho da Saudade.
Em Memória, todos esses grandes nomes do rádio paulista e brasileiro vivem.
Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.
Rádio Trianon AM (740) – Universal AM de Santos (810) – Quinta Avenida. Big band do clarinetista Sammy Kaye e os cantores Nat King Cole e Eliane Elias. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga. Hoje, em novo horário, às 9h, pelas rádios Trianon (AM 740) e Universal, de Santos (AM 810). Pela internet: sites: www.radiotrianon.com.br , www.quintaavenida.mus.br e grandeabcwebradio.com
Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Mais de meio século no ar (1966-2017). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.
Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;