Fechar
Publicidade

Automóveis

Publicado em sexta-feira, 19 de maio de 2017 às 16:08 Histórico

Neblina exige cuidado redobrado

Banco de dados Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

O Grande ABC é cercado de estradas, locais onde deve-se ter cuidado redobrado por conta da grande circulação de veículos e, claro, da alta velocidade praticada. Porém, nesta época do ano outro fantasma assombra os motoristas: a neblina.

Quem não se lembra do engavetamento em que a Rodovia dos Imigrantes foi palco, em 2011, vitimando nada menos que 300 veículos? Apesar deste agravante, cabe salientar que o maior vilão desta história é, porém, a desatenção e o despreparo dos motoristas, que acabam não tomando os cuidados necessários, que vão além de apenas acionar os faróis do carro.

A baixa visibilidade, comum nesta época do ano, exige atenção redobrada. Além da neblina, a fumaça provocada pela maior incidência de queimadas em razão do tempo mais seco está entre os fatores que resultam em menor visibilidade neste período. Devido a isso, é preciso tomar muito cuidado para não ser surpreendido com a freada brusca de algum veículo à frente ou presença de pedestre, devendo reduzir a velocidade, utilizar os faróis baixos e guiar-se pela pintura da faixa da pista em situações mais extremas, alerta a especialista em segurança e educação no trânsito, Roberta Torres.

De acordo com ela, “caso a neblina ou a fumaça estejam muito densas, impedindo a continuidade da viagem, o recomendado é procurar local seguro para estacionar o carro, sem jamais parar no meio da pista ou no acostamento.”

Caso dê para evitar o período da manhã (maior incidência de neblina), melhor. Do contrário, ande em velocidade baixa, mantenha distância segura do veículo à frente e evite o farol alto – caso o veículo possua, opte pelos faróis de milha ou de neblina. Para-brisa limpo também é preponderante para garantir boa visibilidade e, consequentemente, viagem mais segura.



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC