Política Titulo Editorial
Avenida em colopso
Do Diário do Grande ABC
16/05/2017 | 10:14
Compartilhar notícia
Aline Pietri/DGABC


Não foi por falta de aviso. Os leitores são testemunhas de quantas vezes este Diário chamou a atenção das autoridades para a necessidade de se realizar investimentos na recuperação da Avenida dos Estados, porta de entrada no Grande ABC, especialmente de quem vem da Capital. Por enquanto, as cobranças do jornal não encontram eco. Para desespero dos usuários, porém, o processo de deterioração da via avança a passos largos. No domingo, por exemplo, parte da pista desmoronou para dentro do Rio Tamanduateí, no sentido Mauá. E o que era ruim ficou ainda pior.

Atualmente, um dos entraves para a revitalização da avenida é a divisão de responsabilidade. Como corta três municípios – São Caetano, Santo André e Mauá –, a administração cabe às três cidades, o que dificulta a tomada de decisões em conjunto. O ideal é que o Consórcio Intermunicipal assuma as rédeas da situação e encabece campanha para recuperar o trecho, por onde passa boa parte da economia regional.

Desde que assumiu a presidência do colegiado de prefeitos, em janeiro, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), demonstrou simpatia à ideia de encabeçar movimento para dar à Avenida dos Estados as condições que lhe são necessárias pelo protagonismo que a via representa para o desenvolvimento não apenas de Santo André, São Caetano e Mauá, mas de todas as cidades do Grande ABC.

É o que espera a sociedade. Os desafios de se recuperar o traçado não são dos mais simples, ainda mais quando devem ser executados no momento em que todas as prefeituras passam por crise financeira aguda, resultado da crise econômica por que passa o Brasil há pelo menos dois anos. Como se agrava a cada dia, como se vê, a situação não permite mais demora. Este Diário, que acaba de completar 59 anos acompanhando dos fatos que impactam no dia a dia da população, continuará de olho nos problemas que afetam a Avenida dos Estados e não descansará enquanto uma das principais portas de entrada das sete cidades não receber a atenção que merece por parte das autoridades. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;