Economia Titulo
Empresas e Ministério do Trabalho normalizam operação após ataque cibernético
16/05/2017 | 09:51
Compartilhar notícia


Após o ataque cibernético que fez 300 mil vítimas em pelo menos 150 países desde a última sexta-feira, a maior parte das redes de empresas e órgãos públicos afetados no Brasil voltou a operar normalmente. O Ministério do Trabalho, que informou na segunda-feira, 15, que estava com os sistemas desligados, afirmou ao jornal nesta terça-feira, 16, que os computadores e sistemas voltaram a operar normalmente.

De acordo com a assessoria de imprensa do órgão governamental, os computadores do Ministério do Trabalho foram desligados de maneira preventiva na última sexta-feira, 12, quando o ataque começou.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que chegou a suspender o atendimento em agências de todo o País na sexta-feira, afirma ter normalizado a operação. Contudo, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o sistema do INSS está sendo reiniciado aos poucos após a tentativa de ataque, o que pode levar a atrasos no atendimento. Segundo o INSS, a rede não foi infectada e os bancos de dados estão resguardados.

A Petrobras, que na sexta-feira bloqueou algumas máquinas e reiniciou seus computadores, disse que não identificou nenhuma perda até agora. Nesta segunda-feira, os computadores desligados na data do ataque e no final de semana estão sendo verificados.

Já o Itamaraty, o Tribunal de Justiça de São Paulo e Ministério Público de São Paulo afirmam estar com os sistemas normalizados.

A Telefônica/Vivo afirma que seus serviços não foram afetados. Segundo fontes próximas a empresa, porém, os sistemas foram restabelecidos e a empresa está operando normalmente em São Paulo - na última sexta-feira, segundo apurou a reportagem, a empresa chegou a dispensar funcionários por conta do ataque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;