Política Titulo Diadema
MP abre inquérito para investigar contrato com Nilcatex

Governo Lauro celebrou convênio com firma suspeita de cartel para fornecer uniformes

Junior Carvalho
do Diário do Grande ABC
15/05/2017 | 07:16
Compartilhar notícia


O Ministério Público de Diadema abriu inquérito civil para apurar contrato do governo do prefeito Lauro Michels (PV) com a Nilcatex Têxtil, para fornecimento de uniforme escolar. A firma já é alvo de investigação por suspeita de participação em cartel e superfaturamento de vestimentas escolares na Capital.

A apuração do MP não detalha os motivos pelos quais a Promotoria mira o contrato, firmado pela gestão Lauro em outubro, no valor de R$ 6,6 milhões, nem se há referência direta à investigação na cidade paulistana. O Diário questionou o MP sobre o objeto da investigação, mas a instituição não respondeu as indagações.

O Diário mostrou em janeiro que a firma contratada pelo governo Lauro já é alvo de inquérito por suposto envolvimento na chamada máfia dos uniformes durante o governo do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD, 2006 a 2012), atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações de Michel Temer (PMDB).

A revista IstoÉ revelou em 2012 que empresários donos das fornecedoras de uniformes da prefeitura paulistana, entre elas a Nilcatex, temiam vitória de Celso Russomanno (PRB) na disputa eleitoral daquele ano, que acabou sendo vencida por Fernando Haddad (PT).

Segundo a revista, o suposto esquema foi delatado por Djalma Silva, ex-funcionário da firma Diana Paolucci, uma das fornecedoras de uniformes da administração da Capital. Segundo ele, o grupo de empresários foi informado por Eldo Castello, dono da Nilcatex. A propina acertada com o então secretário de Educação, Alexandre Schneider (PSD), nos contratos foi de 4% e que somente a vitória de José Serra (PSDB) garantiria a sobrevivência do esquema, já que o pessedista integrava a chapa do tucano como vice. Neste ano, Schneider voltou a comandar a Pasta no governo do atual prefeito da Capital, João Doria (PSDB), mas deixou a área no mês passado.

O contrato assinado pelo governo Lauro com a Nilcatex, sediada em Blumenau (Santa Catarina), é válido por um ano e a compra envolve 125,4 mil conjuntos (contêm calça, blusa, três camisetas de mangas curta e longa e dois pares de meias), além de tênis para alunos da rede municipal de ensino, composta por 32 mil matriculados dos ensinos Infantil e Fundamental. Em 2016, o Paço deixou de distribuir uniforme por problemas na licitação apontados pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).

A Prefeitura não se manifestou sobre a investigação do MP. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;