Setecidades Titulo Problemas estruturais
Mauá entrega amanhã reforma do Terminal Central

Além da melhora estrutural, espaço passa a contar com sala do programa Acessa São Paulo e retoma serviço de café da manhã

Daniel Macário
do Diário do Grande ABC
15/05/2017 | 07:07
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


A Prefeitura de Mauá entrega amanhã a reforma completa do Terminal Central da cidade, com a promessa de melhorar as condições aos usuários do espaço. Responsável por atender diariamente média de 90 mil passageiros, o local foi totalmente revitalizado após anos com problemas estruturais.

Com custo estimado em R$ 160 mil, a reforma abrangeu praticamente toda a estrutura do terminal. Foram realizados reparos no telhado, banheiros, plataformas, além de áreas destinadas aos funcionários.

“Assumimos durante a campanha este compromisso e, em menos de seis meses de governo, vamos entregar à população um espaço totalmente revitalizado. Esta é somente a primeira etapa de uma série de melhorias que vamos realizar no sistema de transporte público de Mauá”, assegura o prefeito Atila Jacomussi.

Além da revitalização do espaço, a Prefeitura entrega novidades para os usuários do sistema de ônibus. Dentre elas está a inauguração de um posto do programa Acessa São Paulo. “Os moradores terão à disposição computadores com conexão à internet para fazer consultas, pesquisas escolares, buscar vagas de emprego, imprimir currículo, ler notícias e realizar serviços públicos eletrônicos”, argumenta o chefe do Executivo.

Outro benefício implantado é a instalação de rede de wi-fi em todo o terminal. A expectativa é a de que nas próximas semana a frota completa de coletivos do município também passe a contar com a rede de internet.

Passageiros que circularem pelo terminal entre às 5h e às 7h voltarão a ter acesso a café da manhã gratuito nas dependências do espaço. “Será um café comunitário, que oferecerá café, leite e pão aos trabalhadores”, diz Atila. A ideia inicial da Prefeitura é que cerca de 3.000 pessoas sejam beneficiadas com a ação.

A reforma ainda contempla a inauguração de enfermaria e fraldário no local.

PRÓXIMOS PASSOS
A construção de dois terminais, nos jardins Itapark e Zaíra, e a reforma do Itapeva integram série de ações que a gestão de Atila Jacomussi planeja efetivar ao longo dos próximos anos.

Após o governo federal sinalizar a transferência de R$ 33 milhões para execução dos três projetos e demais intervenções no setor de Mobilidade Urbana, o chefe do Executivo vê com bons olhos os avanços desta área. “Estamos apenas no aguardo do depósito do valor para executar as obras”, relata.

Para este ano, o prefeito planeja efetivar, em meados de setembro, a remoção do Terminal Zaíra, alvo de críticas da população por estar localizada no meio da Avenida Presidente Castelo Branco. “É uma estrutura que só atrapalha o trânsito local. Vamos removê-la e, futuramente, pensar em novo formato”, avalia.

A média prazo, a Prefeitura promete colocar em prática tarifa reduzida nos coletivos aos domingos e feriados. “Estamos realizando estudo para efetivar o programa no segundo semestre de 2019”, destaca Atila.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;