Política Titulo Mauá
Braço direito de Atila assume Transportes

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
11/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


João Gaspar (PCdoB), homem forte da gestão do prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), foi nomeado ontem para o comando interino da recém-criada Secretaria de Transportes. O comunista acumulará a função com a Pasta que já chefia, de Governo.

Antes atrelado à Secretaria de Mobilidade Urbana, o setor que gerencia as políticas referentes ao transporte no município passou a ter estrutura própria no primeiro escalão com a reforma administrativa aprovada pela Câmara no mês passado. O governo também tornou oficial o desmembramento da área de Cultura, então ligada à de Esportes – o Diário antecipou na terça-feira a contratação de Cláudia Crepaldi (PCdoB) como secretária.

“Já que Transportes é uma Pasta nova, vamos fazer reestruturação do ponto de vista dos objetivos da secretaria, que será tratar da questão do transporte na cidade, seja coletivo ou individual ou escolar”, frisou Gaspar, ao emendar que a prioridade será findar com o transporte clandestino na cidade, tanto coletivo quanto escolar. “Precisamos de uma legislação específica que crie punição ao transporte irregular e possa combater isso”, citou.

À frente de Transportes e de Governo, Gaspar deverá gerir também o processo de construção de dois terminais (jardins Itapark e Zaíra) e a reforma do Itapeva. Recentemente, Atila esteve em Brasília e recebeu sinalização positiva por parte do governo federal de transferência de R$ 33 milhões para as intervenções. O repasse ainda carece do envio de projetos.

O governo também publicou ontem no Diário Oficial a exoneração de 229 comissionados. As demissões ocorrem em decorrência da adequação à reforma administrativa, que estabeleceu a extinção de cargos comissionados. Parte dos apadrinhados, porém, poderá ser readmitida. “Vai depender se eles vão se encaixar nas requisições que cada cargo passou a exigir”, explicou Gaspar.

RETORNO
O governo Atila voltou a dar forças ao ex-secretário de Obras José Carlos Orosco Júnior (PMDB), que deixou o governo em janeiro após acusações de agressão contra a ex-deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), sua então mulher.

Indicado por Orosco para substituí-lo na Pasta, Gilberto João de Oliveira (PMDB), que até então chefiava Obras interinamente, foi oficializado como titular do setor. Atila também resgatou o ex-candidato a vereador Sargento Anderson Simões (PMDB), nomeando-o para a chefia da autarquia Hurbam (Habitação Popular e Urbanização de Mauá). O peemedebista foi indicado para comandar Segurança Pública, mas sequer assumiu o cargo.

Na avaliação do núcleo duro do Paço, apesar do desgaste ao governo por conta do caso envolvendo Vanessa e Orosco, os acordos costurados com os peemedebistas durante a eleição precisam ser cumpridos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;