Política Titulo Desempenho
Quatro prefeitos têm governos aprovados no Grande ABC

Paulo Serra, Morando, Auricchio e Atila recebem
avaliação positiva, aponta instituto Paraná Pesquisas

Por Junior Carvalho
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
07/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Após quatro meses de gestão, quatro prefeitos tiveram o governo aprovado pelos eleitores do Grande ABC. O instituto Paraná Pesquisas realizou levantamento de satisfação com cinco das sete administrações municipais e apontou que os moradores avaliaram positivamente os mandatos de Paulo Serra (PSDB), de Santo André; de Orlando Morando, em São Bernardo; de José Auricchio Júnior (PSDB), em São Caetano; e de Atila Jacomussi (PSB), em Mauá.

Das cidades analisadas, somente o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), teve o trabalho contestado pela população. O instituto não mensurou dados de Ribeirão Pires, governada por Adler Kiko Teixeira (PSB), e de Rio Grande da Serra, administrada por Gabriel Maranhão (PSDB) – reeleito em outubro.

Atila recebeu a melhor cota de aprovação, segundo o Paraná Pesquisas: 60,8% de aceitação ante 32,9% de rejeição. Na sequência vêm Paulo Serra (61,2% de elogios), Morando (59,6%) e Auricchio (51,6%). No caso de Lauro – o único prefeito reeleito da região que teve os dados compilados –, a rejeição é de 51,3%, contra 43,8% de aprovação.

Os chefes de Executivo do Grande ABC assumiram mandatos em tempos de crise econômica e descrédito da classe política. O foco, nos primeiros 100 dias de gestão, foi equacionar as contas públicas. Gastos foram expelidos – como fim de carros oficiais e celulares corporativos –, houve redução de secretarias, eliminação de funções comissionadas e revisão de contratos.

O período de aceitação também se reflete nos Legislativos. Os prefeitos nutrem boa relação com os Parlamentos e base governista extensa.

Não à toa, apenas Lauro tem sofrido com oposição ferrenha na Câmara. Ele não detém maioria na Casa e viu duas CPIs serem instaladas, convocações de secretários a contragosto e projetos de interesse do Paço travados no Parlamento.

As aprovações ainda vêm na esteira do processo eleitoral. Paulo Serra (78,21% dos votos válidos), Morando (59,94%), Lauro (57,67%) e Atila (64,47%) foram eleitos no segundo turno, realizado no fim de outubro. Auricchio retornou ao Palácio da Cerâmica após hiato de quatro anos ao receber 34,34% dos votos válidos.

No questionário, além de indagar sobre a aprovação ou desaprovação ao governo municipal, o instituto Paraná Pesquisas pediu ao eleitor classificar o governo de seu prefeito entre ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo.

Nesse quesito, Atila se destacou, recebendo 45,5% de ótimo e bom da população mauaense. Outros 24,6% classificaram o mandato até agora como ruim ou péssimo.

Na sequência, dentro desse estrato, está Morando. Ao todo, 42,1% dos munícipes de São Bernardo veem a atuação do tucano como ótima ou boa. Outros 25% acham que a gestão é ruim ou péssima.

Paulo Serra registrou 40,4% de ótimo ou bom do andreense (26,6% de ruim ou péssimo), Auricchio recebeu 36,4% de ótimo ou bom do são-caetanense (33,3% de ruim ou péssimo) e Lauro alcançou 25% de ótimo ou bom (38,7% de ruim ou péssimo, o maior índice regional).

“Foi uma primeira pesquisa de avaliação de uma série que pretendemos fazer na região”, adiantou Murilo Hidalgo Lopes de Oliveira, diretor do instituto Paraná Pesquisas.

A empresa ouviu, no total 3.186 eleitores em cinco cidades do Grande ABC. Foram consultados 804 eleitores de Santo André, 887 em São Bernardo, 486 em São Caetano, 506 em Diadema e 503 em Mauá, entre os dias 20 e 27 de abril. A margem de erro varia de 3,5% e 4,5%, dependendo do município. As pesquisas estão registradas sob o número 3.122/17 no Conselho Regional de Estatística.


Com exceção de Sto.André, mulheres demonstram mais críticas às administrações em levantamento

As mulheres, moradoras em quatro das cinco cidades do Grande ABC avaliadas pelo instituto Paraná Pesquisas, demonstram mais críticas aos governos municipais.</CW><CW-25>

Com exceção das eleitoras de Santo André, o público feminino de São Bernardo, São Caetano, Diadema e de Mauá é o que desponta nos índices de desaprovação dos governos nesses municípios.

Entre os que desaprovam o governo do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), as mulheres são a maioria: 36,5%, contra 34,8% de homens. No estrato dos que aprovam a gestão do tucano é o inverso: 60,5% do público masculino, ante 58,8% do feminino. Quando são levadas em consideração a faixa etária e a escolaridade, Morando é aprovado, em sua maioria, por eleitores entre 25 e 34 anos e que possuem Ensino Superior (62,3%).

Na avaliação dos que não gostam da forma como o chefe do Paço de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB) conduz o Palácio da Cerâmica, 46,9% desse grupo é formado por mulheres e 39,5% por homens. A aprovação do governo do tucano é maior entre os que têm entre 45 e 59 anos e possuem o Ensino Fundamental completo – entre os que desaprovam, a maioria (46,9%) possuem faculdade.

Em Diadema, o índice de rejeição do prefeito Lauro Michels (PV) também é maior entre as mulheres: 54,4%, contra 47,8% de homens. Prefeito mais jovem da região – tem 34 anos –, a rejeição de Lauro é maior entre pessoas de 25 a 34 anos (54,4%) e de 35 a 44 anos (56%).

Entre os que desaprovam o governo do prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), 33,8% são mulheres, ante 31,9% de homens da cidade.

Paulo Serra (PSDB), prefeito andreense, é reprovado, em sua maioria, por homens (35,5%). Mulheres representam 33,6%.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;