Memória Titulo
Gente nos 80 anos da Band
Ademir Medici
06/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Memória retorna das férias na data em que a Rádio Bandeirantes celebra 80 anos. E vamos descobrir, no Banco de Dados do Diário, fotos de quem participou, ativamente, da construção da emissora, do saudoso diretor-presidente João Jorge Saad ao jornalista Antonio Carvalho, também saudoso, e que teve pelo menos duas passagens pelo Grande ABC.

Carvalho tem parentes em São Bernardo e os visitava frequentemente; e por um bom período foi assessor de imprensa do prefeito de Santo André Lincoln Grillo. Espiritualista, Carvalho traduzia seus conhecimentos em belíssimas crônicas, arrematando: “Que o dia de hoje seja melhor que o de ontem e pior que o de amanhã, porque a vida é um eterno para frente e para o alto”.

IMAGENS PRESERVADAS

Sobre as fotos sistematizadas, elas são frutos de duas reportagens publicadas 30 anos atrás: a que se refere aos 50 anos da Band e de uma entrevista exclusiva com Moraes Sarmento.

Especificamente sobre a Band, o repórter-fotográfico Mauricio Pavan fotografou vários outros radialistas. Nem todas as fotos foram publicadas.

Zé Paulo, amigo do fundador e ex-diretor Fausto Polesi, do Diário, não foi fotografado na ocasião. Provavelmente a reportagem esteve no edifício Radiantes, no Morumbi, em horário que não coincidiu com o do trabalho do profissional querido que popularizou O Pulo do Gato. Daí recorrermos a uma foto do arquivo do próprio José Paulo.

Moraes Sarmento não estava mais na Band. Atuava em FM de Guarulhos. Mas, dias antes, concedeu ao Diário uma entrevista em seu apartamento, no Pacaembu, falando da sua paixão pelos discos da MPB: “Jamais utilizo em meus programas a discoteca das emissoras”, declarava Sarmento ao jornalista Antonio Prada.

Salomão Ésper, em 1987, era o diretor superintendente da Band AM, FM e Rádio São Paulo. Milton Parron estava na Jovem Pan. Hoje comanda o Centro de Documentação e Memória da Bandeirantes.

São todos profissionais de primeira de uma emissora que, historicamente, está presente no Grande ABC e que mantém estreito relacionamento com o Diário.

SALTOS HISTÓRICOS

6-5-1937 – Inaugurada a Rádio Bandeirantes, em prédio da Rua São Bento, Centro de São Paulo.

1948 – João Jorge Saad assume a direção da emissora.

1967 – A emissora passa a funcionar no Edifício Radiantes.

1999 – Falece João Saad. O filho Johny Saad assume a direção do Grupo Band.

6-5-2017 – Oitenta anos no ar.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 6 de maio de 1987 – ano 39, edição 6434

Manchete – Governo estuda reajuste mensal para combustíveis

Editorial – Falta de carne não é sina, é incompetência

Santo André – Avenida Dom Pedro II, a recordista em acidentes de trânsito.

Automobilismo – Honda e Diário promovem curso de pilotagem.

Polícia – Punks denunciam assassinato de colega em

São Caetano

Em 6 de maio de...

1917 – Realizam-se exercícios do Tiro de Guerra nº 34, de São Bernardo, situado no Distrito de Santo André. Presença dos diretores José Luiz Flaquer, o senador Flaquer, e Dr. Garcia Vieira. Os exercícios foram comandados por Mario Gomes Pinto, auxiliado pelos tenentes Alcides Costa e Bento Zerrenner.

A guerra. Do noticiário do Estadão: na Rússia, o conselho de operários e soldados vota uma moção de confiança ao governo.

Santos do Dia

Benta ou Benedita de Roma. Viveu no sexto século e era uma freira de um convento fundado em Roma por Santa Galla.

Savio

Heliodoro

Idiberto

Hoje

Dia do Ex-Combatente da FEB

Dia do Taquígrafo

Dia do Cartógrafo

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Irapuru: elevado a município em 1954, quando se separa de Pacaembu, na região de Araçatuba.

Municípios Brasileiros

Aniversariam hoje: Antonina do Norte (Ceará), Barcelos (Amazonas), Denise (Mato Grosso), Goiandira (Goiás), Ibipitanga (Bahia), Mandaguari (Paraná), Palmeira das Missões (Rio Grande do Sul), Quixabá (Paraíba), Santa Leopoldina (Espírito Santo), Santa Maria de Jetibá (Espírito Santo), São Paulo das Missões (Rio Grande do Sul), Serra Talhada (Pernambuco), Venda Nova do Imigrante (Espírito Santo) e Vitória de Santo Antão (Pernambuco).

Nas Ondas do Rádio

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Entrevista com diretoras da Escola Somasquinho, de Santo André: Roberta Cristina de Freitas Rodrigues e Adriana Aparecida Sujkowiski da Silva. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Rádio Trianon AM (740) – Universal de Santos (810) – Quinta Avenida. Gravações com a big band do trompetista e cantor Vaughn Monroe; presença do Duo Jackie & Krall e da cantora Julie London. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga. Hoje, às 19h. Pela internet: radiotrianon.com.br; quintaavenida.mus.br e Scala 99 – grandeabcwebradio.com

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Nos 80 anos da Band, o produtor e apresentador Milton Parron reconstituí um momento importante do rádio paulista: duas concorrentes entram em rede.

Foi em 1992. José Paulo de Andrade, pela Band, entrevistava Rogério Magri, ministro do Trabalho, e na CBN Heródoto Barbeiro entrevistava o diretor de arrecadação e fiscalização do INSS, Volney Ávila.

Esses dois personagens eram procurados pela imprensa de todo o Brasil pelo fato de que Volney havia delatado que seu chefe, ministro Magri, tinha recebido uma propina de US$ 30 mil. Ocorre, então, no ar, ao vivo, a acareação entre acusado

e acusador.

Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Mais

de meio século no ar (1966-2017). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.

Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;