Setecidades Titulo Aniversário
Rio Grande comemora 53 anos

Com reorganização do Orçamento, município ganha Secretaria de Segurança e segue com obras na Saúde, Educação e infraestrutura

Kelly Zucatelly
03/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/28/04/15


Com população atualmente de 48.861, Rio Grande da Serra chega hoje aos 53 anos com dado importante a comemorar: a aprovação de reforma administrativa que permitirá à gestão do prefeito Gabriel Maranhão (PSDB) dar continuidade aos investimentos já programados nas áreas de Saúde, de Educação e de infraestrutura.

O desafio de reestruturar o quadro administrativo, reorganizando funções e setores, impactou de maneira positiva, o que possibilitou a criação da Secretaria de Segurança Pública, demanda antiga da população para colocar em prática ações mais efetivas de prevenção à violência.

Ainda no plano de equacionar o Orçamento municipal com a contenção de despesas, a administração de Maranhão busca apoio dos governos estadual e federal para firmar convênios e parcerias que possam fortalecer a qualificação dos funcionários públicos. Outra meta do governo é ampliar a receita. Para isso, viabilizou a campanha Cidade e Cidadão em Dia, responsável por estimular o pagamento de tributos para evitar a negativação de nomes.

Na Saúde, Rio Grande da Serra tem apostado em ações que visam garantir qualidade de vida à população, com prevenção de doenças como hipertensão e diabetes. Mutirões de atendimento médico já foram realizados nos bairros Parque América, Jardim Santa Tereza e Vila Lopes.

Neste ano, a antiga UBS (Unidade Básica de Saúde) Central reabriu após revitalização para ampliar os serviços de atendimento ambulatorial, tendo quatro médicos para atender a população do entorno nas especialidades de clínico geral, ginecologia e pediatria, além de equipe de enfermeiros à disposição. São estimados 1.390 atendimentos por dia.

A Secretaria de Saúde encaminha as obras de construção da fase final da UBS Sítio Maria Joana, que antes funcionava em pequeno espaço alugado e agora atenderá em sede própria, com instalações modernas.

A construção de creche na Vila São João é o ajuste que falta para que a cidade supra toda a demanda de vagas, que baixou nos últimos tempos de 300 para 60 crianças na fila. Ainda na melhoria da qualidade na Educação, Rio Grande da Serra tem investido na merenda escolar, com cardápios elaborados por nutricionistas, fornecendo variedades de frutas, legumes e verduras, além de leite integral. Todo o processo é monitorado pelo DAE (Departamento de Alimentação Escolar).

MOBILIDADE

Recentemente, o prefeito Gabriel Maranhão esteve em Brasília para discutir com o governo federal o plano de Mobilidade Urbana, no qual foi firmado compromisso com o Ministério das Cidades, tendo promessa de conclusão até dezembro. “Fiquei feliz que existem somente 20 projetos de Mobilidade no ministério (como prioridade), e um deles é o nosso.” Paralelamente, a administração aguarda posição de apoio do governo do presidente Michel Temer (PMDB) para as áreas de Habitação e saneamento básico.

Outras obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade seguem no município. As avenidas Guilherme Pinto Monteiro e Dom Pedro I passaram por conclusão de pavimentação e reforma de calçadas. Também é realizado programa de reaproveitamento de paralelepípedos, que estão sendo utilizados em bairros com ruas de terra e são atendidos com calçamento retirado das vias que serão pavimentadas, fazendo, assim, o reaproveitamento e gerando economia.

“Quero cumprimentar todos os cidadãos que vivem nesta cidade jovem e cheia de belezas naturais. Temos o desafio de continuar crescendo, desenvolvendo e garantindo às gerações futuras uma Rio Grande da Serra cada vez melhor”, concluiu o chefe do Executivo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;