Questão de Emprego Titulo Carreira
Indicação para vagas
Maria Sartori*
02/05/2017 | 07:30
Compartilhar notícia



1) Quais devem ser os cuidados ao indicar um amigo para uma vaga?

Você não deve se sentir obrigado a indicar uma pessoa só porque é amigo ou próximo de alguém que precisa de uma oportunidade. Para se sentir seguro ao fazer a indicação, tenha consciência da capacitação do candidato e procure entender se ela possui o perfil comportamental e técnico exigido pela vaga, além de valores alinhados com a cultura da empresa. Dificilmente a pessoa será contratada ou conseguirá permanecer na posição se não atender os requisitos básicos, ainda que tenha ingressado na companhia por meio de uma boa indicação.


2) O que devo fazer quando não me sinto à vontade para indicar alguém?

O ideal é que você tenha uma conversa sincera, clara e aberta com a pessoa. Procure não mentir falando que encaminhou o currículo para o responsável, quando não fez isso. Mesmo que você queira muito ajudar seu amigo, não adianta tentar forçar a situação, pois isso pode acabar prejudicando sua imagem internamente, além de ser gasto tempo desnecessário com as entrevistas. Neste caso, o melhor é tentar ajudá-lo de outra forma e ficar atendo a futuras oportunidades que tenham mais ligação com o perfil dele.


3) Indiquei um amigo para uma vaga na empresa em que trabalho, ele foi contratado, mas demitido posteriormente. E agora?

Você não deve se culpar por essa situação. Por mais que uma indicação possa, de alguma forma, ajudar em uma contratação, é esperado que, antes de efetivar a contratação, os gestores levem em consideração a experiência do profissional e suas características pessoais, confrontando esses pontos com os pré-requisitos da vaga. Em geral, os recrutadores entendem que uma indicação não é a garantia de que a contratação será totalmente certeira, eventualmente erros podem ocorrer. Em relação ao seu amigo, ele também precisa entender que é possível que alguém o coloque em uma vaga, mas que garantir a permanência nela é parte do esforço dele. Esta é a dinâmica do mercado e você não tem como interferir em eventuais problemas.


4) Qual a importância para o profissional em manter a sua rede de contatos ativa?

Independentemente de estar empregado ou não, sua rede de contatos deve estar sempre ativa e atualizada. Procure participar de eventos, cursos e grupos de discussões da sua área de atuação, marque encontros periódicos com amigos e colegas do mercado de trabalho. É nesses momentos informais que surgem oportunidades de trabalho e parcerias interessantes, ou ainda insights para novos projetos. É preciso estar entre as pessoas para que seu nome seja lembrado.


5) Qual a importância, para os recrutadores, em receber indicações para uma vaga?

A indicação pode ajudar bastante, porém, ela não é o único fator que determina uma contratação. Uma das vantagens é que, por meio de uma indicação, a contratação tende a ser mais assertiva. A recomendação, porém, é que o recrutador não efetive uma contratação apenas com base na indicação. É importante que esse profissional participe de todas as etapas do processo seletivo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;