Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
Palavra do leitor
Do Diário do Grande ABC
30/04/2017 | 11:25
Compartilhar notícia


Anualmente, no Brasil, cerca de 15 mil pessoas morrem em decorrência de gripe e de suas possíveis complicações, seja de forma direta ou indireta. As doenças das vias aéreas unidas, como pneumonia, rinossinusite, rinofaringite e otite média, são as complicações mais comuns e graves que podem ser desencadeadas pela gripe. Quadro esse mais frequente e com maior agravamento de ocorrência em pessoas com alergia respiratória, como asma e rinites. A vacinação deve ocorrer logo no início do outono, já que necessita de duas a quatro semanas para atingir sua proteção máxima, eficácia e plena cobertura durante o inverno, quando ocorre a maior circulação do vírus Influenza.
Neste ano, o Ministério da Saúde disponibiliza, a partir desta segunda quinzena de abril, a vacina conta a gripe trivalente, que contém duas cepas do Influenza A e uma de Influenza B, para idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da área da Saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, portadores de doenças respiratórias, como DPOC, asma, bronquiectasias, câncer de pulmão e outras condições clínicas especiais. A expectativa é a de que ao menos 54 milhões de pessoas dos grupos prioritários sejam vacinadas. Neste ano, a vacinação também estará disponível a professores das redes pública e privada. O objetivo é vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%.
A vacina é composta por vírus inativado que não possui a capacidade de desenvolver a doença, como algumas pessoas acreditam. Em razão do vírus Influenza ter grande capacidade de mutação, existe, portanto, a possibilidade de novo tipo de vírus circular e não se ter a devida proteção vacinal. Dessa forma, algumas pessoas podem adquirir gripe pelo fato de não terem ainda proteção completa da vacina que ocorre nas primeiras duas semanas pós aplicação ou por terem adquirido vírus não componente da vacina. Ressaltando-se que apenas em pessoas com alergia ao ovo e em bebês de até 6 meses de idade não é indicada a vacinação. A vacina tem grande importância em evitar disseminação entre os familiares e na comunidade, impedindo o quadro clínico desagradável da gripe: febre, cefaleia, dores em todo o corpo, mal-estar e complicações como pneumonia, rinossinusites, rinofaringites e otite média. Ocasionando, muitas vezes, ausência escolar e no trabalho e, em casos mais graves, o óbito de pacientes imunodeprimidos e debilitados pelo quadro gripal.

João Vianney Brito de Oliveira é médico otorrinolaringologista, integrante da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial.

Palavra do Leitor

Cana faz bem
Bastaram alguns meses no xadrez e pronto, os antes poderosos que cantavam de galo agora resolveram baixar a crista, ficar bonzinhos e dispostos a falar tudo que sabem e o que fizeram, a fim de colaborar com as investigações para o bem do Brasil. Antes se comportavam com arrogância e como leões. Ninguém sabia de nada, era culpado de nada e fazia tudo dentro da lei. Agora que a coisa apertou e a Justiça está agindo de forma isenta e como deve agir, estão todos parecendo gatinhos desprotegidos, não é mesmo Palocci, Marcelo Odebrecht, Renato Duque, Delcídio? Como uma ‘caninha’ faz bem, não?
Mauri Fontes
Santo André


Idosos
Senhor prefeito Paulo Serra, nós, idosos de Santo André, abraçamos a sua campanha desde o primeiro momento. Agora nos chega a informação de que o tão sonhado primeiro centro-dia da cidade foi defenestrado. Por favor, continue cuidando de nossas praças, animais, enfim, da cidade tão bem como vem fazendo, mas não se esqueça também que nós, 114 mil idosos, fazemos parte desse município. Saudações idosas.
José Roberto Guazzelli
Santo André


Zona Azul. Greve
A exploração de atividade de estacionamento em vias públicas funciona sob concessão do poder público. E é assim, porque deve atender ao interesse público prioritariamente. Com o episódio pontual da greve de sexta, os trabalhadores foram obrigados a trabalhar com seu carro e cumprir as oito horas do dia. Os nossos administradores públicos deveriam trabalhar o interesse público neste momento de exceção e liberar as vagas. Em Santo André, em especial, o problema é maior porque expandiram-se as áreas em locais sem a menor necessidade, com a única finalidade de fazer caixa, como se o objetivo fosse somente o lucro. Espero que o prefeito tenha coragem de intervir nessa caixa-preta, intolerante, ‘imexível’ e que incomoda o andreense diariamente. Parabéns ao prefeito João Doria, da Capital, que teve coragem de sair da mesmice, administrando a exceção e liberando as vagas.
Evaristo de Carvalho Neto
Santo André


Erro de estratégia
A greve geral do dia 28 deveria ser renomeada como greve geral do transporte público. Não houve grandes movimentações populares de rua, pois se esquecem os organizadores de que para ‘encher’ a Avenida Paulista ou outros prováveis pontos de concentrações populares do Brasil o povo necessita do transporte. Deste modo fico com grande dúvida: o País é contrário ou não às reformas propostas pelo presidente Temer? Ou foi barrado pela falta de transporte para se manifestar? Os chavistas, ao contrário, foram mais inteligentes, ao vetar o transporte público em manifestações em Caracas. Sindicalistas, pensem!
Caio Augusto de Carvalho
Santo André


Imposto sindical
Viram para que serve o Imposto Sindical de R$3,5 bilhões pagos anualmente aos pelegos para fazer greves contra a vontade popular, provocar 14 milhões de desempregos, fazer depredações públicas e impedir aqueles que querem trabalhar e produzir para o bem do País? Se o Congresso mudar a legislação vigente do Imposto Sindical e ser sancionada destinando-a para construção de casas populares daria para construir anualmente 17.500 unidades populares no valor unitário de R$ 200 mil todos os anos e serem doadas sem ônus aos brasileiros necessitados. Qual das duas possibilidades você julga ser melhor e prefere? Basta!
Benone Augusto de Paiva
São Paulo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;