Setecidades Titulo Estrutura
Semasa inicia reconstrução de ponte ao custo de R$ 3,9 milhões
Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
28/04/2017 | 23:05
Compartilhar notícia
DGABC


A Prefeitura de Santo André deu início ontem à reconstrução da ponte na Avenida dos Estados que dá acesso à Avenida Antônio Cardoso. A estrutura, que cedeu na véspera do aniversário do município, no dia 7, deve ser entregue até o fim de outubro, ao custo de R$ 3,9 milhões.

Segundo o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), responsável pela obra, a nova ponte foi redimensionada para ser compatível com a vazão atual do Rio Tamanduateí, com o objetivo de evitar as enchentes no local, a erosão nas margens do rio e proteger as redes laterais. A obra deve seguir modelo adotado pela ex-gestão na reconstrução da ponte que cedeu há quatro anos, na mesma rotatória.

“(A estrutura) Será mais elevada e terá vão maior do que a estrutura que entrou em colapso. Construída há mais de 40 anos, a antiga passagem tinha um vão de 13 m, de acordo com a calha do rio na época. Já a nova ficará com 22 m, mais adequada à atual vazão do Rio Tamanduateí”, explica a administração andreense.

A reconstrução da ponte será executada pela empresa Versátil Engenharia Ltda, por meio de contrato emergencial firmado com o Semasa nesta semana, conforme adiantado pelo Diário.

Interditada desde o início do mês, a área no entorno da ponte recebeu nas últimas semanas serviços de remoção dos escombros da estrutura em colapso.

Para diminuir os congestionamentos em volta da estrutura que cedeu, a Prefeitura construiu no canteiro central, próximo à ponte que dá acesso à Avenida Antônio Cardoso, acesso exclusivo para passagem de trólebus e ônibus.

A via tem possibilitado que cerca de 250 coletivos, incluindo transporte municipal, intermunicipal e veículos da Metra, deixem de realizar desvio pela área central da cidade. Os automóveis comuns, por sua vez, seguem realizando retorno na ponte que dá acesso para a Rua Caraguatatuba.

 

SANTA TEREZINHA

Fechada para o fluxo de veículos desde janeiro, quando a estrutura sofreu solapamento, a ponte localizada na Avenida dos Estados, próxima ao Viaduto Castelo Branco, no bairro Santa Terezinha (ao lado do Sesi, no sentido São Bernardo), segue sem prazo para sofrer intervenções estruturais.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;