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São Caetano reduz pela metade fila de espera por exames

Em pouco mais de 30 dias, cerca de 8.000 exames
foram realizados por meio do Intensivão da Saúde

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
27/04/2017 | 07:00
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Marina Brandão/DAGBC


Implantado pela Prefeitura de São Caetano no mês passado, o programa Intensivão da Saúde conseguiu nesta semana reduzir pela metade a fila de espera por exames no município. Em exatos 35 dias foram realizados 8.353 atendimentos dos 17.068 que integravam a demanda reprimida da cidade até março.

Embora o montante ainda represente somente 49% do total de exames que aguardavam na fila de espera, a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, já considera como zerada a demanda reprimida do município. “(Desde o lançamento do programa) Nós já conseguimos agendar e realizar todos os exames de imagem que estavam na fila. Esse número exclui a média de mais de 40% dos pacientes que marcaram, mas não compareceram aos agendamentos”, justifica.

Ao todo, 8.718 pessoas que tiveram seus exames marcados no período não compareceram às unidades de Saúde. Na avaliação da secretária, o índice é referente a pacientes que já conseguiram realizar os procedimentos. “Muitos desses usuários têm convênio e, por conta da demora anterior, foram para a rede privada”, avalia. Regina Maura explica que todos esses moradores estão sendo reconvocados.

Segundo balanço divulgado pela Prefeitura de São Caetano, com exclusividade ao Diário, destaque para a quantidade de exames de ultrassom realizados pela administração. Dos 13.750 pedidos na fila de espera, 6.538 foram atendidos desde o mês passado. Os demais foram agendados, mas pacientes não compareceram.

A demanda de tomografia também foi reduzida. Foram realizados 1.386 exames dos 2.550 pedidos que integravam a demanda reprimida.

Para efetivar a redução na fila de espera, por meio do programa Intensivão da Saúde, a Prefeitura de São Caetano fez a ampliação do horário de atendimento em unidades da própria administração com investimentos em alguns setores.

No caso de ultrassom, o governo ampliou de quatro para sete o número de equipamentos por meio de solicitação especial para a empresa responsável pelo serviço. Na mamografia, o horário de atendimento foi estendido até às 19h em algumas datas.

“Conseguimos recuperar a confiança dos moradores com o serviço público. Falta muito a se fazer, mas o atendimento final ao paciente tem mostrado melhora”, afirma a secretária. Ela explica que, a partir desta semana, o programa Intensivão da Saúde deve impulsionar os atendimentos de consultas que ainda seguem sendo realizados. Dos 14 mil pedidos em espera, 2.700 foram realizados pela Prefeitura até o momento.

A expectativa é a de que todos os pacientes sejam atendidos até o fim deste semestre, conforme meta estipulada em março pelo governo de zerar a fila em prazo de 90 dias. “Até o fim de maio devemos terminar as consultas de dermatologia, que hoje é a nossa maior demanda (estimada em 7.700 pedidos). Além disso, temos atendimentos das demais especialidades como cardiologia, dentre outros.”

Neste caso, o Paço tem contratado profissionais temporários para atender à demanda.
 




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