Internacional Titulo
Congressistas dos EUA buscam acordo para manter financiamento ao governo
26/04/2017 | 21:07
Compartilhar notícia


Dias antes de o governo dos Estados Unidos ficar sem dinheiro, no sábado, congressistas trabalham para fechar um acordo para manter o financiamento à administração. Caso o Congresso não aprove uma lei de gastos, o presidente Donald Trump poderia acordar em seu 100º dia no posto em um governo parado, a menos que os legisladores aprovem uma nova lei para mantê-lo operando.

Nos últimos anos, congressistas dos dois partidos têm usado o risco de paralisação no financiamento governamental para tentar alavancar legislação paralisada. Em dezembro, foi votada uma lei de gastos temporária, que vale até o início deste sábado.

É difícil prever o efeito exato disso, mas em 2013, quando o governo enfrentou o problema por duas semanas, cerca de 800 mil funcionários do governo foram orientados a ficar em casa, bem como muitos terceirizados que trabalhavam para a administração federal. Parques nacionais e monumentos são fechados, bem como a maioria dos museus em Washington.

Os congressistas, porém, têm negociado. Pela primeira vez neste ano, os republicanos precisam do apoio democrata para aprovar legislação. A lei precisa de 60 votos no Senado, onde há 52 senadores republicanos na Casa de 100 membros. Na Câmara dos Representantes provavelmente também serão necessários votos democratas, já que alguns republicanos de extrema-direita se opõem ao aumento de gastos de qualquer nível e devem votar contra isso.

Uma parte das negociações é sobre se a lei de gastos incluirá pagamentos estabelecidos pelo chamado Obamacare, a reforma na saúde aprovada no governo do ex-presidente Barack Obama. Uma retirada abrupta desse dinheiro representaria uma ameaça imediata para os mercados de seguro-saúde. O governo Trump esperava usar isso como instrumento de barganha para assegurar outras prioridades.

O governo Trump queria dinheiro para a construção do muro, mas na segunda-feira pareceu recuar dessa solicitação neste momento. A lei deve incluir uma elevação no financiamento para os militares e a segurança na fronteira, que têm apoio bipartidário.

Caso não saia um acordo até a sexta-feira, poderia haver a aprovação de uma lei de gastos de curto prazo para financiar o governo ao longo do fim de semana ou durante uma semana. Os dois lados mostram-se otimistas sobre a chance de um acordo. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;