Política Titulo
De volta ao Paço, Volpi já troca secretário
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
03/03/2009 | 08:12
Compartilhar notícia


O prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), retornou ontem ao Paço após 12 dias afastado - passou por intervenção cirúrgica - e nomeou seu novo secretário de Assuntos Estratégicos. O gerente do Banco do Brasil aposentado Paulo de Tarso assume a Pasta no lugar de Eliana Bernardo da Silva, que atuará no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Segundo o verde, a substituição ocorreu porque os projetos de longo prazo sob responsabilidade da ex-secretária foram concluídos. "Ela passou por diversas áreas sempre com índice altíssimo de resultados. Findaram projetos importantes como a renegociação (de dívidas) com a Sabesp, a concessão de espaços do governo federal e o trabalho no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (o verde é presidente e entregará o cargo em junho). Trata-se de uma excelente profissional, cujo potencial tem de ser aproveitado em outros locais."

Além disso, o chefe do Executivo ressaltou que há necessidade de mudança de perfil da Secretaria, que agora deve ser voltado para angariar verbas junto aos governos estadual e federal. "Buscamos um agente financeiro, um articulador, alguém que conhece bem a máquina do Estado e da União para obter recursos. Paulo foi gerente bancário, fazia exatamente isso, mas agora atuará do outro lado da mesa."

A preocupação de Volpi está voltada para a manutenção da economia de Ribeirão Pires. Apesar de a receita da administração nos meses de janeiro e fevereiro estar dentro do esperado, o prefeito ainda faz uma análise cautelosa para o futuro.

"Se conseguirmos manter a estimativa de arrecadação (R$ 130,8 milhões) aproximada, fazemos fácil nosso plano de governo. Se cair muito, teremos o desafio de fazer a compensação", observou o verde, ao ressaltar que o balanço dos dois primeiros meses do ano foi positivo por causa do pagamento de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e quitação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em parcela única.

Bacia do Alto do Tietê - O prefeito Clóvis Volpi enfatizou que "cumpriu seu papel" à frente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê. Foram dois anos na presidência da entidade, com destaque para a concretização do texto da Lei Específica da Represa Billings - o documento já foi enviado pelo governo estadual à Assembleia Legislativa para ser votado - e o início do trabalho para criação de um fundo, cujo projeto prevê a arrecadação de verba de empresas que explora recursos naturais.

O candidato do Consórcio para liderar o Comitê é o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), que terá apoio do chefe do Executivo da Capital, Gilberto Kassab (DEM). Os prefeitos das 39 cidades da região metropolitana têm direito a voto. A eleição será em junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;