Política Titulo Novela
Palacio agenda para o dia 4 reunião na Câmara de Diadema
Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
26/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Fabio Palacio (PR) agendou para o dia 4 reunião com vereadores de Diadema para tratar sobre os possíveis prejuízos à saída da cidade da composição do colegiado, como ensaia o prefeito Lauro Michels (PV). O encontro ocorrerá às 9h, durante a reunião semanal dos vereadores, horas antes da sessão.

O Diário antecipou na segunda-feira que o Consórcio rejeitou o pedido do governo do verde, alegando que não possui respaldo legal, tendo em vista que o estatuto do órgão prevê autorização legislativa prévia ao afastamento dos consorciados. Como Lauro não possui votos suficientes para emplacar a decisão no campo político, a tendência é que o verde decida judicializar o caso.

A gestão do verde se baseia em protocolo de intenções para deixar a entidade. O documento foi elaborado pelos prefeitos entre 2009 e 2010, período em que o regime jurídico do Consórcio era modificado para órgão público. Pelo texto, o prefeito não necessita do aval da Câmara para deixar o colegiado.

A ideia é que a visita de Palacio ao Legislativo diademense possa converter, inclusive, vereadores situacionistas que apoiam as medidas do governo mas têm insegurança sobre dar respaldo a uma decisão radical. Se a saída for concretizada, será a primeira vez em 27 anos de história do Consórcio que um município abandona o colegiado.

Quando tornou pública a intenção, no mês passado, Lauro disparou críticas à entidade. O verde alegou dificuldades financeiras do Paço para arcar com as despesas mensais do colegiado e disse que o município pouco se beneficiou das pautas regionais discutidas pelo órgão. A expectativa é a de que Palacio prove justamente o contrário ao Legislativo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;