Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
A química do futuro
Do Diário do Grande ABC
24/04/2017 | 12:25
Compartilhar notícia


Como em diversos setores da economia, as empresas químicas enfrentam um dos maiores desafios impostos pelo mercado do século 21: compreender e trabalhar com a evolução das tecnologias exponenciais. Manufatura 3D, nanotecnologia, bioinformática, robótica e inteligência artificial são alguns exemplos das tecnologias mais avançadas à disposição da indústria mundial, com características em comum, como a digitalização de processos, o alto desempenho e preços cada vez mais acessíveis. O domínio destas tecnologias oferece diferencial estratégico para as empresas, com potencial para mudanças disruptivas na indústria química. 

As novas tecnologias permitem identificar rotas alternativas e criar produtos e processos mais eficientes e sustentáveis. Em mercado globalizado, a inovação tem papel central nos resultados das organizações. Investir na área de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) pode ser o melhor caminho para descobrir melhores soluções para clientes, fornecedores e demais públicos de interesse.

No entanto, a simples atuação da área de P&D pode ser insuficiente para acompanhar a evolução das tecnologias exponenciais nos negócios. Parcerias entre grandes empresas e as startups, com investimentos e apoio interno, são boa opção para descobrir tendências e oportunidades para a inovação. O mercado brasileiro conta com dezenas de programas para capacitação de pequenos empreendedores, onde estes encontram a expertise e o network necessários para expandir os seus negócios. 

Um dos cases de inovação mais bem-sucedidos da indústria química nos últimos anos, o plástico verde, feito a partir do etanol da cana-de-açúcar – matéria-prima renovável – chegou à Estação Espacial Internacional, em 2016, após parceria entre a indústria brasileira e startup norte-americana especializada em impressão 3D. A resina verde é capaz de capturar 2,7 toneladas de CO2 da atmosfera para cada tonelada produzida, contribuindo para a redução da emissão dos gases de efeito estufa.

O polietileno verde está abrindo novas fronteiras de mercado com a colaboração das tecnologias exponenciais. As impressoras 3D são grande oportunidade para a cadeia do plástico e a resina verde já é uma das melhores matérias-primas para a produção de objetos 3D, unindo tecnologia e sustentabilidade. Este exemplo reforça a importância de as empresas encontrarem o seu DNA de inovação, estimulando a criação de produtos e modelos de negócio – em prol de pessoas, organizações e meio ambiente. Esta é parte da fórmula que pode levar a indústria brasileira à liderança de novos mercados no futuro.

Patrick Teyssonneyre é diretor de inovação e tecnologia da Braskem. 

Palavra do leitor

Lula 

 Como explicar pessoa tão íntegra e inocente arrolar 87 testemunhas para sua defesa se nada fez, nada viu, nada sabe e nada deve? Interpretamos isso como quão difícil é defendê-lo, não? Nota-se claramente estratégia montada para embaraçar e postergar as investigações nas quais é réu. É triste e frustrante ver uma pessoa, a quem foi confiado o cargo de presidente da República na esperança de dar melhores oportunidades de vida a milhões de brasileiros, se enveredar por caminho priorizando interesses próprios, familiares e partidários, traindo, assim, a confiança dos eleitores. Como resultado, estamos mergulhados em crises política, moral, ética e econômica como nunca antes visto na história deste País. Parabéns, Sérgio Moro, por convocar o réu, que já o chamou de ‘juizeco’, para comparecer a todas as audiências dos 87 depoentes de sua defesa. Estamos com você e sua incansável e valorosa equipe.

Mauri Fontes

Santo André

Timão x Ponte 

 Se não houver interferência da arbitragem em favor do Corinthians, o que é muito difícil, a Ponte Preta vai atropelar o timinho da Zona Leste, sempre beneficiado, na final do Paulistão.

Carla Dominique

 Rio Grande da Serra

Tantas solicitações...

 Inúmeras vezes solicitei melhorias tanto em Segurança como em trânsito e, agora, buracos que afloram na Alameda Campestre e também na Rua João Ribeiro, no bairro Campestre, em Santo André. Ao meu ver foi feito serviço pela metade, pois parte dos buracos foi recapada e a outra metade ficou aberta. Também solicitei melhoria no trânsito na Alameda Campestre entre a Rua das Figueiras e o Viaduto D. Pedro II, ou Vitória Régia, onde é caótico, com filas duplas e com veículos parando em frente às nossas casas. A sinalização continua não sendo respeitada por frequentadores de restaurante de peixes, quadra de futebol e churrascaria nas redondezas. Espero, mais uma vez, que sejam tomadas providências a respeito, pois vejo tantas informações de melhorias em Santo André, mas até agora não vi nada de concreto, só promessas.

Cláudio Luiz da Silva

 Santo André

Craisa

 Venderam a Craisa? A pergunta refere-se a nota na coluna Cena Política (Política, dia 22), onde o jornalista Fábio Martins relata o descontentamento dos vereadores do PPS de Santo André, Rodolfo Donetti e Fábio Lopes, com o governo do tucano Paulo Serra. Segundo a nota, o tucano teria aberto vaga no primeiro escalão do governo para a legenda, oferecendo-lhe a superintendência da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), ocupada por Reinaldo Messias. Dando prosseguimento à informação, o jornalista afirma que a ala, ou seja, os vereadores supra citados, alega que o espaço, a Craisa, pertence ao deputado federal Alex Manente, cacique do PPS na região. Ora, para quem se elegeu prometendo ao eleitorado andreense ser o representante de ‘um projeto forte, com mudança de verdade’, Paulo Serra está deixando muito a desejar, pois, até então, a troca de favores entre o caciquismo político continua a mesma.

Jerônimo de Almeida Neto

Santo André

Resposta 

 Ao contrário do que desinforma o missivista Edgard Gobbi (Denunciado, dia 22), de Campinas, a delação de Carlos Armando Paschoal não aponta nenhum ato ilícito do então candidato Geraldo Alckmin. Seu relato deixa claro que ele não presenciou conversa, pedido ou sugestão para a prática de qualquer delito. Geraldo Alckmin sempre exigiu que suas campanhas fossem feitas dentro da lei. 

Vanessa Silva Pinto

 assessora de imprensa do PSDB-SP

Acidente 

 Registro meus agradecimentos à equipe do Garra e à do Corpo de Bombeiros pelo notável apoio solicitado em atenção a acidente ocorrido dia 18 na Rua Egito, em frente ao 99, no Parque das Nações, em Santo André, no qual se envolveram de forma grave uma jovem de motocicleta e um ciclista, que, quase desacordado, passou a convulsionar. Diante das dificuldades tivemos, eu e uma enfermeira, o apoio da equipe do Garra e, em seguida, dos bombeiros. Obrigados, senhores, pelos préstimos oferecido a esses dois envolvidos no acidente. Espero que estejam bem. Que Deus os proteja.

Edson Campelo

 Santo André

Os corruptos 

 Todos negam, mas é claro que roubaram! E não só o que está sendo revelado nas delações. Os altos salários e inúmeros privilégios, pagos por nós, que nada temos, não bastam para eles. São extremamente desonestos e egoístas. É justo, portanto, pegarmos de volta não apenas os valores mencionados, mas o que possuem eles e familiares laranjas, porque, há décadas na política, tudo é fruto de roubo. Se assim não for feito continuarão no lucro. Com esse único objetivo se elegeram, se reelegeram, não ‘largam a teta’ e, insaciáveis, colocam filhos e netos, que continuam sugando a Pátria. Sempre praticando ilícitos, procuram não deixar pistas. Usam comparsas, marionetes e, ocultos, monitoram suas nefastas ações de vampiros. Se descobertos e denunciados, mostram-se surpresos, adoecem, largam cargos e vêm com aquela conversa de malandro que não nos convence mais. Nós os conhecemos bem e sabemos do que são capazes. Insistem que não houve caixa dois, não receberam propina e todas as doações de campanha foram dentro da lei. Lei imoral como tantas que eles mesmos fizeram e aprovaram.  

Nilson Martins Altran

São Caetano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;