Fechar
Publicidade

Setecidades

Publicado em quarta-feira, 19 de abril de 2017 às 16:09 Histórico

Devotos agradecem e pedem bênçãos ao Santo Expedito

O sentimento de gratidão dominou as preces dos devotos de Santo Expedito que foram nesta quarta-feira prestar homenagens ao milagreiro na Paróquia Santa Luzia e Santo Expedito, em São Bernardo. As missas que celebram o dia do santo das causas justas e urgentes começaram às 7h e a última ocorrerá às 19h30.

“Sou devota do Santo Expedito há muitos anos e rezo para ele todos os dias. Ele sempre me atendeu. Tempos atrás pedi em nome de meu filho para que ele conseguisse um emprego, e hoje ele já está trabalhando há mais de um ano”, conta a aposentada Tereza da Silva, 65, moradora de São Bernardo.

Aproveitando a imagem do santo no altar, o gerente de produção Maurício Rodrigues da Silva, 55, tirou uma selfie com a estátua para mandar para o irmão e amigos. “Pedi muito pouco, mas agradeço bastante. O mundo hoje está com tantos problemas que temos que agradecer por estarmos bem. Todo dia 19, aproveito a hora do almoço e venho rezar para ele”, diz o morador da Capital.

Foi pela saúde de sua família que a aposentada Valquíria Aparecida Cortez, 60, saiu de Santo André para acompanhar uma missa na Paróquia do Santo Expedito na cidade vizinha. “Hoje vim principalmente pela saúde da minha filha, que mora no Espírito Santo, e me avisou semana passada que está grávida. Como ela já tem 32 anos e teve outros problemas de saúde no ano passado, vim pedir para que não haja nenhum tipo de complicação com ela.”

De acordo com o Padre João José de Sousa, conhecido como Padre Joãozinho, o Santo Expedito é muito invocado por aqueles que tem pedidos “para ontem”. “Ele foi um soldado cristão romano justo e piedoso que sofreu perseguição na época do imperador Deocleciano. Foi flagelado e decapitado, mas afirmou que preferiria enfrentar a morte do que perder a fé.”

Em sua imagem, o santo é colocado pisando em um corvo, considerado símbolo do mal, que leva a palavra ‘cras’. “Em sua conversão ao cristianismo, um espírito do mal apareceu em forma de corvo dizendo ‘cras, cras, cras’, que quer dizer amanhã. Santo Expedito respondeu ‘hodie’, que quer dizer hoje. A mensagem que isso passa é não deixar nada para amanhã, por isso que é tão procurado por aqueles que tem urgência nos seus pedidos. É o santo da prontidão, sempre disposto a atender a quem o recorre.”

Além das missas há também a venda do bolo do santo na igreja. O pedaço, que é abençoado pelo padre, sai por R$ 3. “Já é uma tradição, fazemos há mais de 30 anos e sempre acaba”, disse Marisa Miranda, coordenadora da paróquia.



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC