Setecidades Titulo Tradição
Paixão de Cristo leva 2.000 pessoas ao Santuário do Bonfim

Espetáculo, realizado pela 17ª vez, teve estrutura reforçada e cenário feito com painel de LED

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
15/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz


A tradicional encenação da Paixão de Cristo, promovida pelo núcleo de artes cênicas do Santuário Senhor do Bonfim, no Parque das Nações, em Santo André, atraiu cerca de 2.000 pessoas na noite de ontem. Depois do trauma do ano passado, quando a apresentação teve de ser cancelada por conta de temporal, a estrutura do evento, montada no estacionamento do templo católico, foi reforçada e ganhou palco coberto. A 17ª edição do espetáculo, que narra os últimos dias de Jesus até a sua morte e ressurreição, contou ainda com recurso tecnológico moderno: painel de LED reproduziu o cenário de Jerusalém.

Sob o tema ‘Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida’, a apresentação deste ano foi narrada com base nas impressões do apóstolo Filipe, destaca um dos organizadores do evento desde 2001, Fernando Fernandes. “A gente optou por uma estrutura menor, diminuímos o elenco (55 atores com idade entre 5 e 60 anos) e cortamos algumas cenas”, explica.

A direção do espetáculo de 1h30 de duração, que demandou investimento de R$ 40 mil, ficou por conta de Irivaldo Cristofalo, o Vado, e de Luciana Peixoto.

O personagem principal, Jesus Cristo, foi interpretado pela segunda vez pelo jovem Fernando Martins. Por duas vezes durante o espetáculo, o ator circulou por entre a plateia, conferindo à encenação ainda mais proximidade com a passagem bíblica. No primeiro momento, durante a chegada de Cristo a Jerusalém – simbolizada pelo Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa –, e, já na parte final do espetáculo, quando carregava a cruz em direção ao calvário sob as ameaças e as agressões dos soldados romanos.

Toda a trilha sonora do evento foi executada ao vivo por banda da própria comunidade. Também foram os frequentadores do santuário os responsáveis pela confecção do figurino e pela realização da maquiagem, neste caso bem trabalhada para simular as feridas e sangue de Jesus durante o momento de crucificação.

Embora a história seja velha conhecida do público, a representação artística do ato de fé cristão deixou muita gente emocionada na plateia. “Sempre que posso venho acompanhar. É muito bonito”, ressalta a aposentada Vilma Fernandes Sabio, 88 anos, moradora do bairro que superou a dor na perna para acompanhar, em pé, ao espetáculo ao lado da família.

Vigília Pascal marca Sábado de Aleluia

As festividades de Páscoa, principal período para a comunidade Católica, têm continuidade hoje, no chamado Sábado de Aleluia. Às 19h30, será celebrada Vigília Pascal com a presença do bispo da Diocese de Santo André, responsável pelas sete cidades, dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral do Carmo, no Centro de Santo André. O momento é marcado pelo silêncio, já que simboliza a descida de Jesus à mansão dos mortos para anunciar a considerada salvação.

Ainda na cidade andreense, mas desta vez no Santuário Senhor do Bonfim, no Parque das Nações, às 20h, será realizada a tradicional Missa de Aleluia, que simboliza o momento de espera pela ressurreição de Jesus Cristo. A solenidade será realizada no estacionamento do templo religioso.

Por fim, 40 dias após o Carnaval, a Missa de Páscoa encerra o período conhecido como Quaresma. A celebração será presidida pelo bispo dom Pedro, às 8h, na Catedral do Carmo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;