Setecidades Titulo Educação
Santo André retoma manutenção de escolas

Medida abrange serviços em rede elétrica e jardinagem; Paço lança programa de segurança escolar

Daniel Macário
do Diário do Grande ABC
13/04/2017 | 07:07
Compartilhar notícia
Vicenzo Varin/DGABC


A Prefeitura de Santo André anunciou ontem a retomada de obras de manutenção em equipamentos da rede municipal de ensino. As ações, abandonadas desde a gestão anterior, segundo o prefeito Paulo Serra (PSDB), passarão a integrar a agenda de intervenções realizadas regularmente pela Secretaria de Serviços Urbanos.

A medida – que irá abranger serviços em rede elétrica, jardinagem, troca de calhas e reparo de problemas pontuais nas estruturas das escolas – foi anunciada pelo prefeito Paulo Serra durante visita à Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Carolina Maria de Jesus, na Vila João Ramalho. A instituição é a maior de toda a rede de ensino, com 1.560 alunos distribuídos em 58 salas, e será uma das primeiras a receber a ação, ainda neste mês.

Durante a visita ao local, acompanhada pela equipe de reportagem, foi possível verificar problemas na estrutura da escola, como goteiras e infiltrações. “Para a cidade que queremos construir, principalmente a médio e longo prazos, a mudança começa na escola. A gente precisa estimular as crianças. E isso vem com kit de material escolar no primeiro dia, com uniforme novo e uma escola limpa e bem cuidada”, avaliou o prefeito.

Paulo Serra fez também o lançamento do projeto Área de Segurança Escolar, cujo objetivo é implementar a ronda escolar nos estabelecimentos de ensino municipais paralelo a um serviço de requalificação da segurança no entorno da área.

“Com o início da ronda escolar queremos cobrir todo território da cidade, usando como referência as instituições municipais. Paralelo a isso, vamos qualificar toda a área no entorno da escola, melhorando a iluminação, a sinalização viária, a acessibilidade, a manutenção e a calçada. Nossa meta é fazer isso em toda rede durante os próximos quatro anos”, explica. A expectativa é a de que até o fim do ano dez viaturas sejam incorporadas ao projeto. O objetivo é atingir o número de 250 novos guardas exclusivamente para a ronda escolar até 2020.

Segundo o secretário de Segurança Urbana e Comunitária, Edson Sardano, além de qualificar a segurança próximo às instituições de ensino, o programa deve apresentar resultado direto para a Segurança da cidade. “A nossa GCM (Guarda Civil Municipal) vai a partir de agora realizar a proteção de nossas crianças e da comunidade escolar. A escola será o ponto central de tudo para a ronda da cidade”, explica.

Segundo a Prefeitura, para esta semana está programada a troca da iluminação da Estrada da Cata Preta, onde a Emeief Carolina Maria de Jesus fica localizada.

“Essa ação mostra a preocupação em não apenas dar qualidade de ensino para as crianças, mas toda a estrutura necessária para sua segurança e também da comunidade no entorno”, reforça a secretária de Educação Dinah Zekcer.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;