Setecidades Titulo São Bernardo
Boxes começam a funcionar no entorno da Pç.Lauro Gomes

Prefeitura de São Bernardo cedeu espaço para 37 ambulantes, que se tornaram lojistas; administração quer revitalizar local em até 100 dias

Por Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
13/04/2017 | 07:07
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Prefeitura de São Bernardo entregou ontem a chave de 37 boxes para lojistas no Centro. Os proprietários são os antigos vendedores ambulantes que ficavam na lateral da Praça Lauro Gomes. A ação faz parte de revitalização do entorno do local.

Os boxes foram adquiridos pelos próprios vendedores, por R$ 13 mil, com pagamento parcelado. A Prefeitura cedeu o espaço e fez a chamada pública para os ambulantes, que agora possuem documentação de lojistas e são permissionários da administração. “Eles acabaram se habilitando porque já tinha essa demanda por um lugar digno e decente, além de uma condição de trabalho melhor. Antes aquele corredor estava horrível. É inadmissível que as pessoas ficassem daquele jeito”, comentou o prefeito Orlando Morando (PSDB).

Conforme o chefe do Executivo, a expectativa é que a mudança seja efetivada durante o fim de semana e que o comércio já comece a funcionar a partir de segunda-feira. A Prefeitura também fez manutenção no espaço com podas de árvores, tapeamento de buracos e instalação de postes de iluminação, com recursos próprios.

“Na verdade, nosso papel foi organizar melhor a cidade. Na Rua Marechal Rondon preparamos a via com espaço de calçada adequada e também há estacionamento na frente. Nosso compromisso é que domingo à noite não tenha mais ninguém no corredor”, explicou o prefeito.

A respeito dos cerca de 70 ambulantes que estavam na Praça e foram retirados em fevereiro deste ano, o prefeito afirmou que foi aberto diálogo para que eles encontrem outros pontos na cidade. “Quem estava na praça foi atendido, demos alternativas em outros locais, mas não houve 100% de adesão. Ninguém ficou sem alternativa”, comentou.

Segundo a Prefeitura, no primeiro fim de semana de desocupação da praça, cerca de 10 mil pessoas passaram pelo local para aproveitar programação cultural. O prefeito disse que a frequência por fim de semana chega a 5.000 pessoas.

A administração pretende revitalizar todo o local nos próximos 100 dias. Apesar de o valor da obra ainda não estar definido, a expectativa é a de que sejam reformados banheiros, gradil, iluminação, instalação de sinal de wi-fi, entre outras intervenções.

“Temos grande determinação de melhorar as áreas comuns dentro do nosso projeto Praça-Parque (que entregou a Praça Antônio Rodrigues Filho com parte dos recursos da reforma investida pela iniciativa privada). A praça será revitalizada por total para dar melhores condições à população e ao mesmo tempo melhorar todo o aspecto. Ela já foi revitalizada com pintura e limpeza, porém pretendemos fazer isso em tudo, inclusive em nossa Fonte Princesa Isabel, de acordo com o Compach (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Bernardo)”, completou Morando.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;