Setecidades Titulo CPTM
Sindicato garante paralisação de trens até às 15h

Para contornar a paralisação, a CPTM transferiu
funcionários das linhas 11 e 12 para a Linha 7

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
11/04/2017 | 11:05
Compartilhar notícia
Caroline Garcia/DGABC


 A paralisação de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que afeta cerca de 189 mil passageiros na região deve prosseguir até às 15h desta terça-feira, conforme declaração feita pelo presidente do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, Eluiz Alves de Matos. Iniciada na madrugada de hoje, a greve tem afetado a operação das linhas 7 – Rubi ( Luz – Francisco Morato) e 10 – Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra).

Sem avanços nas negociações para o pagamento da segunda parcela do PPR (Programa de Participação de Lucro), a categoria promete realizar na tarde de hoje nova assembleia para definir a continuidade ou suspensão da greve. “Infelizmente, a CPTM ainda não entrou em contato conosco hoje para oferecer nova proposta. Às 15h teremos nova reunião para decidir se vamos continuar a paralisação. Até lá, mantemos a greve”, explica Matos.

De acordo com a CPTM, a companhia manterá a oferta do pagamento da segunda parcela (50%) da PPR 2016 dos empregados para o dia 16 de junho, com valor corrigido pelo índice IPC-Fipe acumulado nos meses de abril e maio deste ano, evitando qualquer prejuízo financeiro aos seus colaboradores.

Na tentativa de reverter a paralisação do sistema, a CPTM adotou, em caráter emergencial, a transferência de encarregados de maquinários das linhas 11 (Coral) e 12 (Safira) para a Linha 7 (Rubi) com objetivo de não interromper totalmente a operação do sistema. No momento, a companhia opera com intervalos maiores entre as estações Francisco Morato e Palmeira – Barra Funda. Entre as paradas Jundiaí e Francisco Morato o percurso está sendo feito por ônibus estacionados em frente as paradas.

A Linha 10 – Turquesa, por sua vez, permanece com todas suas paradas ferroviárias fechadas. Em todas as noves estações da região, usuários seguem aguardando em frente as portarias na tentativa de possível retorno das atividades da categoria.

Alternativa para quem deseja seguir em direção a São Caetano ou até a região do Sacomã, atendida pela Linha 2 - Verde do Metrô, ônibus intermunicipais que atendem o Grande ABC apresentam superlotação na manhã desta terça-feira.

Usuários também têm encontrado dificuldades para utilizar o serviço de transporte individual de passageiro, como é o caso do Uber. Além da alta demanda de chamadas, o aplicativo está com tabela de preço diferenciada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;